Direito

Campus Kobrasol

4

conceito mec


2017

Extensão

​Programa Integra Ação: promovendo a sustentabilidade social

No atendimento às diretrizes de extensão da Univali, pautadas em interdisciplinaridade, relações teórico-práticas de sala de aula, parcerias e ações que integram Ensino, Extensão e Pesquisa, a Escola de Ciências Jurídicas e Sociais implementou o Programa de Extensão "Integra Ação".

Uma nova forma de pensar e fazer extensão: não mais projetos isolados, desconectados da comunidade, mas ações integradas, interdisciplinares e situadas num contexto maior de resultados. O Integra Ação envolve todos os temas do Direito e das Relações Internacionais (cursos tutelados pela Escola), nas áreas de Comunicação, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente e Trabalho.

O Programa serve de conexão para consolidar áreas temáticas que se coadunem às linhas de pesquisa e aos conteúdos das disciplinas oferecidas pelos cursos. É também um novo espaço de aprendizagem, que se diferencia pela estrutura de trabalho e pelo contato direto com a sociedade e seus dilemas. Tal iniciativa contribui como estratégia na concretização do perfil do egresso previsto nos Projetos Pedagógicos.

Os projetos são coordenados por professores, com a colaboração de bolsistas, e supervisionados pelo  NUPEX - Núcleo de Pesquisa e Extensão.

Projetos em Andamento

Direito Intergeracional e Transversalidade

Atua na extensão universitária com alunos bolsistas e voluntários de Direito para conscientizar crianças e adolescentes da Grande Florianópolis sobre cidadania. Aborda de forma lúdica temáticas como os conceitos de cidadania e participação social, aspectos das instituições familiares, direitos da criança e do adolescente, bem como a ecocidadania, ou seja, a construção de uma cidadania pautada na consciência ambiental.

Professoras Responsáveis
Prof.ª MSc. Melissa Mendes
Prof.ª MSc. Fernanda Labiak

Cidadania em Foco

Por meio de palestras e orientação jurídica individualizada, dissemina o conhecimento de diversas áreas do direito e estimula professores e acadêmicos a praticar a cidadania pela transmissão de informações jurídicas às comunidades carentes do entorno universitário.

Sua operacionalidade une duas dimensões, o aprendizado de elementos do campo jurídico e a prática da ação voluntária. As informações são repassadas em Escolas Públicas Estaduais e Municipais, Centros da Juventude, Centros de Idosos, Conselhos Comunitários, Associações de Bairro e aos integrantes da sociedade civil organizada.

Professores Responsáveis
Prof.ª Dra. Dirajaia Esse Pruner
Prof.ª MSc. Aline de Camargo Martins Maia Liberato
Prof. Esp. Gustavo Holz
Prof.ª MSc. Marciane Zimmermann Ferreira

Educação em Direitos Humanos

Desenvolvido pelo Observatório Interamericano de Direitos Humanos, busca fortalecer institucionalmente o observatório, a pesquisa, a formação continuada para educação em direitos humanos com os(as) educadores(as) e gestores(as) da Educação Básica das redes municipais de ensino das cidades de São José e Palhoça (SC), além da multiplicação dos conhecimentos socializados e a inserção do debate no contexto escolar.

Professores Responsáveis
Prof.ª MSc. Arisa Ribas Cardoso
Prof. MSc. Rodrigo Mioto dos Santos

Vamos Conciliar!

Atende a necessidade da comunidade local em solucionar seus conflitos de interesses do cotidiano, sem que haja para isso uma demanda judicial adversarial.

O projeto é desenvolvido com a aplicação da mediação nas audiências conciliatórias junto ao Poder Judiciário local, que envolvam direitos patrimoniais disponíveis e estejam enquadradas na Lei 9.099/95, para propiciar um acesso mais rápido, menos desgastante aos jurisdicionados, no atendimento à demanda da comunidade local pelo assessoramento jurídico na manutenção do convício em sociedade.

Professora Responsável
Prof.ª MSc. Elisabete Wayne Nogueira

Dados Gerais

Titulação

Bacharel em Direito

Atos Regulatórios

​​​​Reconhecimento: Decreto Federal nº 69.799, de 15/12/1971

Renovação do Reconhecimento: Decreto Estadual nº 1.531, de 15/07/2008

2ª Renovação do Reconhecimento: Portaria MEC nº 546, de 05/06/2017

Carga Horária

3.720 horas 

Duração

10 semestres

Turno de Funcionamento

Matutino / Noturno

este curso está vinculado à Escola de Ciências Jurídicas e Sociais

vídeos

Copyright - univali.br - 2021 - Todos os direitos reservados