Direito

Campus Balneário Camboriú

4

conceito mec


2017

Extensão

Programa Integra Ação: promovendo a sustentabilidade social

No atendimento às diretrizes de extensão da Univali, pautadas em interdisciplinaridade, relações teórico-práticas de sala de aula, parcerias e ações que integram Ensino, Extensão e Pesquisa, a Escola de Ciências Jurídicas e Sociais implementou o Programa de Extensão "Integra Ação".

Uma nova forma de pensar e fazer extensão: não mais projetos isolados, desconectados da comunidade, mas ações integradas, interdisciplinares e situadas num contexto maior de resultados.

O Programa Integra Ação envolve todos os temas do Direito e das Relações Internacionais (cursos tutelados pela Escola), nas áreas de Comunicação, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente e Trabalho.

O Programa dá coerência às atividades de extensão da Escola e serve de espaço de conexão, na consolidação de áreas temáticas que se coadunem às linhas de pesquisa e aos conteúdos das disciplinas oferecidas pelos cursos. É também um novo espaço de aprendizagem, que se diferencia pela estrutura de trabalho e pelo contato direto com a sociedade e seus dilemas. Tal iniciativa contribui como estratégia na concretização do perfil do egresso previsto nos Projetos Pedagógicos.

Os projetos são coordenados por professores, com a colaboração de bolsistas, e supervisionados pelo NUPEX - Núcleo de Pesquisa e Extensão.

Projetos em Andamento

Protegendo a Ciranda

Visa a prevenção à violência sexual relacionada às crianças e adolescentes, ensinando-os a se defenderem em situações de abuso, bem como buscar auxílio junto a profissionais de educação e saúde, lideranças comunitárias e gestores públicos. O aumento da demanda por parte das escolas, conselhos tutelares e administradores municipais sobre a questão da violência sexual justifica o projeto.

Atendimentos (2018) - foram atendidas 2.038 pessoas diretamente e 6.114 de maneira indireta, pertencentes a 6 entidades de Balneário Camboriú e região.

Professores Responsáveis
Prof. Dr. Walter Amaro Baldi
Prof. MSc. Flávio Schlickmann
Prof.ª MSc. Marisa Schmitt Siqueira Mendes
Prof.ª MSc. Natalia Mueller Jenichen

Educação e Cultural Afro-Brasileira: Direito dos Quilombolas

Trabalho desenvolvido com a comunidade do Quilombo Morro do Boi de Balneário Camboriú (SC), que aproxima a Universidade e a realidade deste grupo de pessoas, através de visitas e do acompanhamento da Feira de Orgânicos, realizada por alguns de seus membros no centro da cidade de Balneário Camboriú.

O projeto também identifica práticas e valores culturais quilombolas, relacionados à experiência de organização na afirmação da sua própria identidade.

Atendimentos (2018) - foram atendidas 5.075 pessoas diretamente e 15.225 de maneira indireta.

Professor Responsável
Prof. Dr. Angelo Ricardo Christoffoli

Cidadania em Foco

Por meio de palestras, o projeto dissemina conhecimento sobre diversas áreas do direito, e estimula professores e acadêmicos a praticar a cidadania pela transmissão de informações jurídicas às comunidades carentes do entorno universitário.

Sua operacionalidade une duas dimensões, o aprendizado de elementos do campo jurídico e a prática da ação voluntária. As informações são repassadas em Escolas Públicas Estaduais e Municipais, Centros da Juventude, Centros de Idosos, Conselhos Comunitários, nas Associações de Bairro e na sociedade civil organizada em geral.

Atendimentos (2018) - foram atendidas 975 pessoas diretamente e 2.925 de maneira indireta.

Professores Responsáveis
Prof. MSc. Carlos Eduardo Bastos
Prof. Dr. Angelo Ricardo Christoffoli
Prof.ª MSc. Claudia Regina Althoff Figueiredo
Prof. Dr. Luiz Braulio Farias Benitez

Grupos de Estudos

Por meio de reuniões semanais ou quinzenais, os Grupos de Estudos oferecem aos acadêmicos discussões de temas e conteúdo não previstos nas matrizes curriculares dos cursos, em ambiente externo à sala de aula.

Atualmente, o Curso de Direito de Balneário Camboriú possui os seguintes grupos de estudos em funcionamento:


Dados Gerais

Titulação

Bacharel em Direito

Atos Regulatórios

​​​​Reconhecimento: Decreto Federal nº 69.799, de 15/12/1971

Renovação do Reconhecimento: Decreto Estadual nº 1.531, de 15/07/2008

2ª Renovação do Reconhecimento: Portaria MEC nº 546, de 05/06/2017

Carga Horária

3.720 horas

Duração

10 semestres

Turno de Funcionamento

Matutino e Noturno

este curso está vinculado à Escola de Ciências Jurídicas e Sociais

vídeos

Notícias

Veja mais notícias.

Copyright - univali.br - 2021 - Todos os direitos reservados