Biomedicina

Campus Itajaí

4

conceito mec


2017

4

conceito enade


2019

Depoimentos

MARCELLA PEREIRA 2017/2

marcella-pereira.pngDescobri a minha paixão pela área da saúde durante a infância quando o meu irmão foi diagnosticado como portador de uma síndrome rara. Diante de tal diagnóstico e de poucas informações sobre a síndrome, eu e a minha família começamos a pesquisar sobre o assunto e me apaixonei por genética. Quando entrei na faculdade conheci também a Biologia Molecular e tive a certeza de que queria seguir nessa área no desenvolvimento de pesquisas. Mas, a faculdade me reservava muitas surpresas, no 4º período fui monitora do Laboratório de Hematologia, Citologia e Urinálise (e também Hemoterapia), lembro-me de assistir a primeira aula de hematologia e meu olho brilhar, posso dizer que foi amor à primeira vista. Quando tive contato com a Hemoterapia então, me encontrei. Fiquei 2 anos como monitora e foi uma experiência incrível, primeiro porque encontrei a área que eu queria seguir "Hematologia e Hemoterapia", e segundo porque vi à docência com outros olhos e penso no futuro seguir esse caminho. 

Tive a oportunidade de fazer parte do Centro Acadêmico de Biomedicina (CABIM), o que me trouxe uma aproximação muito maior com o curso e uma paixão sem explicação pela Biomedicina.  Sou muito grata por ter tido oportunidades e ter aproveitado todas elas, por ter conhecido professores excepcionais e que são exemplos de seres humanos e profissionais, e por ter conhecido pessoas incríveis que me fizeram crescer pessoalmente e profissionalmente.


EDUARDO VOCO VELAZQUEZ 2017/2

eduardo-voco-velazquez.pngApós 10 anos de atuação como professor de inglês procurava uma mudança na minha vida. Sempre gostei da área da saúde, porém parecia algo um pouco distante, improvável. Na época a palavra Biomedicina já ecoava bastante na mídia e foi da curiosidade que resolvi pesquisar a matriz curricular no portal da UNIVALI. Me encantei pela ideia, as matérias e assuntos propostos soavam como coisa de filme de ciência, ficção! Decidido, só faltava dar um jeito na questão financeira e graças às várias opções da Universidade pude iniciar. Nesta trajetória, consegui bolsas de estudo, participei de projetos de pesquisa, estágios voluntários e remunerados, colegiado do curso, centro acadêmico... Enfim, aproveitei todas as oportunidades oferecidas pela estrutura ao meu máximo possível. Foi assim que direcionei meu desenvolvimento na área de Análises Clínicas. 

Hoje sou Biomédico, analista e gerente na matriz do Laboratório Central de Exames, uma rede que atende a população nos âmbitos ambulatorial e hospitalar e que está em processo de expansão em SC. Só tenho a agradecer à instituição e em especial à equipe de professores com quem tive o privilégio de aprender e conviver durante toda a jornada!


PAULA DE MENEZES SCHIEFFERDECKER 2016/1

paula-schieferdecker.jpg

Escolhi cursar Biomedicina pela minha paixão na área da saúde. Desde o início sabia que havia escolhido a área certa, porém, a dúvida entre as diversas habilitações do curso me acompanhou até o sexto período, onde tive a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a imunohematologia (banco de sangue), matéria pela qual sinto paixão até hoje e com muito orgulho aplico os conhecimentos adquiridos durante a faculdade, atuando como profissional habilitada em Banco de Sangue.

Vários momentos da minha carreira acadêmica construíram a profissional que sou hoje. Dois deles muito importantes: o Projeto Rondon e o Ciências sem Fronteiras. Para quem não conhece, o Projeto Rondon possibilita entrar em contato com comunidades carentes que precisam urgentemente de atenção básica na área da saúde. Esta experiência, além de inexplicável, torna os participantes muito mais humanos, e os leva a situações críticas onde seu psicológico é testado, passa por uma transformação, e o amadurecimento é apenas um dos grandes benefícios. Ajudar comunidades carentes foi um ótimo exercício, porque ali você se vê perante a situação de cada indivíduo, e a sua vontade de ajudar o mundo, e o orgulho de estar na área da saúde, só aumentam.

Por outro lado, o Ciências Sem Fronteiras me permitiu ver o mundo por outros olhos. Cada mês fora do Brasil pareceu um sonho. Meu crescimento profissional e pessoal foi gigante, todas as aprendizagens foram imensuráveis, e mais uma vez, depois de tantos meses fora, eu percebi o quanto eu estava me sentindo satisfeita pela escolha feita da minha profissão.

 Participei de pesquisas, seminários e trabalhos. O mundo científico fora apresentado a mim, e dali não queria mais sair, a Biomedicina havia se infiltrado no meu coração.

Hoje, atuo como biomédica do Instituto Pasquini, empresa referência em transplante de medula óssea, trabalho que exerço com muita satisfação. Chegar até aqui exigiu muito estudo, interesse e atitude, e este é só o começo de muitas coisas que estão por vir


PAULA FRANCIÉLI MAIA – 2015/2

paula-maia.JPG

Ter cursado Biomedicina na Univali, além de me trazer um diploma superior, trouxe a realização de um sonho e da certeza que fiz a escolha certa. Foi difícil escolher uma área específica pois tudo era encantador, trabalhávamos com a realidade da profissão a cada matéria cursada. Quanto mais progredíamos nos períodos, mais encantada eu ficava.

Quando cheguei ao sétimo período cursei a matéria de biomedicina estética e está mexeu comigo mais do que qualquer outra. Ao optar pela área da estética trabalharia diretamente com pessoas. Gosto disso e foi o que fiz.

Realizei meu estágio do oitavo período na clínica Fontanive, no Rio Grande do Sul, onde tive a certeza de ter feito a escolha certa. Esta oportunidade me habilitou biomédica esteta. Trabalho além do físico, com a autoestima de meus pacientes, e a cada dia é um novo desafio, uma nova pessoa. A cada trabalho realizado o amor pela minha profissão aumenta.

Tudo que sou (e que ainda estou engatinhando para ser) devo aos exemplos que tive em minha graduação. Cada passo que foi dado, lá no início da faculdade, foi me levando a uma decisão e hoje a uma realização. Atualmente além de trabalhar em minha área, estou finalizando minha pós-graduação em Biortomolecular e almejando um mestrado. 

EDUARDO SCHUCHOWSKY DE ARAÚJO - 2015/2

Iniciei os estudos na Universidade do Vale do Itajaí no primeiro semestre do ano de 2012. Sem saber qual das áreas de atuação escolher,fui conhecendo aos poucos algumas delas e ouvindo sempre atento o que os professores tinham a nos passar. Ainda no final do primeiro período fui apresentado por uma veterana do curso à Reprodução Humana Assistida, área na qual optei por obter minha habilitação, e ali me encontrei.

A Univali dispõem de um laboratório de pesquisa referência na área, com profissionais muito capacitados e com larga experiência. Este Laboratório, intitulado Laboratório de Biotecnologia da Reprodução (LBR), passou a ser minha segunda casa após a Professora Vera Lucia Lângaro Amaral me receber e me dar a oportunidade de estagiar voluntariamente, onde mantive-me nesta situação até o final do segundo período. O interesse pela Reprodução Humana só aumentava e no início do terceiro período tive a oportunidade de receber uma bolsa pesquisa do Artigo 170 no próprio Laboratório de Biotecnologia da Reprodução, o que para mim foi mais uma grande oportunidade de aprendizado. Terminei a pesquisa no final do quarto período (dezembro de 2013) já com muito mais conhecimento do que quando havia entrado, porém ávido por ainda mais. Após terminado o período da bolsa pesquisa, me mantive novamente como estagiário voluntário dentro do LBR, afinal, ali já se tornara definitivamente minha segunda casa e a insaciável vontade de aprender sobre a área, não permitia que me afastasse daquele ambiente, além é claro da família que nos tornamos com Professores, alunos e demais colaboradores do laboratório. Já no sexto período, tive a honra de me tornar monitor do LBR e poder, além de aprimorar meus conhecimentos ainda mais, ter uma função mais ativa nas atividades do LBR. Isso se estendeu até o final do sétimo período, onde tive que me despedir da UNIVALI e de todos os excelentes profissionais e amigos que lá encontrei, para realizar meu estágio obrigatório na área que escolhi, Reprodução Humana Assistida evidentemente. Fui para uma Clínica em Joinville, chamada Fertilizar, novamente graças a ajuda da Professora Vera Lucia e fui super acolhido por todo o corpo clínico, incluindo aí a já formada Biomédica pela Univali, Isadora Speck Chaussard. Foram 4 meses de muito aprendizado, totalizando 510 horas, para no final obter a habilitação na área. Hoje sou embriologista na Clínica FertilCare em Brasília-DF e não poderia estar mais feliz e realizado com meu trabalho e a escolha que fiz. Olhando para trás, vejo que valeram todos os esforços feitos, os dias dentro do laboratório e as noites estudando.

Valorizo cada profissional que passou pela minha vida acadêmica. Nós, acadêmicos do curso de Biomedicina da UNIVALI, temos verdadeiros mestres na arte de ensinar e encantar. Vejo o quão importante foi todo o aprendizado que tive, não apenas na área da Reprodução Humana, mas em tantas outras como: Gestão em Estabelecimento de Saúde, Controle de Qualidade, Imunologia, Farmacologia, Fisiologia, Patologia.... enfim, poderia continuar listando muitas outras, afinal, todas de alguma forma influenciam na minha atual profissão e por isso sou eternamente grato pelos exemplos de profissionais e professores que tive durante a graduação. Não tenho do que reclamar, o sentimento que define o meu atual momento é Realização, no entanto, o sentimento que ETERNAMENTE terei por todo o Corpo Docente do curso de Biomedicina é GRATIDÃO! Obrigado de coração!

WILLIAM PESSOA - 2015/1

Meu nome é Willian, graduado em Biomedicina pela Univali - 2015/1. Logo que conclui meu curso iniciei Pós-Graduação em estética,  área em que me habilitei. Hoje faço parte da turma de Pós-Graduação em Biotecnologia(mestrado) na Universidade Federal de Pelotas. Sinto-me privilegiado, por iniciar minha história de vida profissional no curso de Biomedicina pela Univali. Meus agradecimentos a todos os professores que me transmitiram os melhores conhecimentos e saberes que hoje com certeza estou colhendo bons resultados. Só tenho a agradecer e elogiar esta instituição que muito contribuiu para meu desenvolvimento. Obrigado a toda equipe.






EDUARDA FRATONI - 2015/1

O curso de Biomedicina me proporcionou experiências fantásticas em todas as áreas, pude participar em projetos de pesquisas, várias ações promovidas pelo curso e pela instituição, projetos de extensão como o Rondon, estágios profissionalizantes, além de ter contato direto com professores e funcionários que são profissionais excelentes e tornaram meus amigos, sempre me deram conselhos e me ajudaram, tudo isso contribui com certeza para saber o que realmente desejo para minha carreira, seguir na área acadêmica e quem sabe um dia formar novos e qualificados biomédicos!






ANA MARIA BENTO SANDRI - 2014/2

ana-maria-bento-sandri.JPGComecei a cursar Biomedicina com a dúvida se era mesmo isso que eu queria, pois era um curso novo na Univali, porém decidi arriscar pois a área da saúde sempre me chamou muita atenção. Ao decorrer do curso fui me apaixonando cada vez mais, pois a Biomedicina proporciona o conhecimento de diversas áreas de atuação, além disso os professores das disciplinas abrangiam isso, apesar do foco ser Análises Clínicas. Sempre gostei muito de Reprodução Humana Assistida e a área forense, porém depois dos estágios finais da faculdade a Análises Clínicas ganhou o meu coração, principalmente com foco no setor hospitalar. A Biomedicina não é apenas um curso com professores, é uma família, os professores além de conselheiros se tornaram amigos e colegas de trabalho. Hoje atuo como Biomédica no Laboratório Escola de Análises Clínicas da Univali, e posso dizer que faço o que amo e amo o que faço.




Dados Gerais

Titulação

Biomédico

Atos Regulatórios

​​​​Reconhecimento do Curso: Portaria MEC nº 434, de 30/07/2014

Renovação do Reconhecimento do Curso: Portaria MEC nº 136, de 01/03/2018

Carga Horária

3200 horas

Duração

​08 semestres

Turno de Funcionamento

Matutino e Noturno

este curso está vinculado à Escola de Ciências da Saúde

vídeos

Copyright - univali.br - 2021 - Todos os direitos reservados