Professor Rosendo Augusto Yunes lança livro em Itajaí

Evento foi na terça, 5, no campus da Univali

por Carina Carboni | 06/12/2023

Foi lançado nesta terça, 5, o livro “A Sociedade Reptiliana: da origem do mal à abolição do homem e de Deus". Na ocasião, o autor da obra, o professor Rosendo Augusto Yunes, escolheu o campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Itajaí, para receber familiares, ex-alunos, amigos e convidados.

Em sua obra, publicada pela Editora Univali, Yunes analisa quatro tentativas teóricas de destruir a imagem do homem e, consequentemente de Deus. O autor leva em conta o ponto de vista biológico (Darwin), psicológico (Freud), metafisico (Nietzsche) e político (Marx). Ao abordar sobre os desafios da sociedade e a problemática relacionada ao conceito do mal durante o processo civilizatório, o escritor defende que os paradigmas científicos também estão suscetíveis a questionamentos.

Químico Rosendo Augusto Yunes lança livro em Itajaí_6.12.2023_.jpeg​#ParaTodosVerem: Fotografia mostra três homens sentados atrás de uma mesa de conferência, numa sala de parede branca. Ao fundo tem um painel azul com a logomarca da Univali.

“Estar aqui na Univali hoje e poder reencontrar os amigos é uma plenitude de graça para mim, é chegar ao máximo de minha expressão literária, que está indicada neste livro. Nesta publicação eu desejo mostrar que a intenção do mal é destruir o homem e através dele destruir a Deus. Abordo sobre o verdadeiro cristianismo, que significa a humildade, a vulnerabilidade e a compreensão do próximo como o bom samaritano. Importante dizer que esta obra é dedicada à minha senhora, Maria Cristina, que foi um exemplo de vida e a quem eu devo toda a minha carreira de pesquisador e professor.", reconheceu.

Químico Rosendo Augusto Yunes lança livro em Itajaí_6.12.2023__.jpeg#ParaTodosVerem: Fotografia mostra uma sala clara com longas mesas e cadeiras de cor escura, onde estão sentadas dezenas de pessoas. Elas olham para o fundo da sala, onde estão três homens sentados atrás de uma mesa. Atrás deles, tem um painel azul com a logomarca da Univali.

O reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho, falou sobre a trajetória científica do pesquisador e o seu compromisso com a educação.

“Em reconhecimento a sua contribuição à educação, ensino superior, mas principalmente para a nossa instituição, em 2010, o professor Rosendo recebeu o título máximo de homenagem institucional, o título de doutor honoris causa. Além de um exímio cientista, trata-se de um ser humano fantástico, a quem somos muito gratos por todo apoio recebido durante a implantação do nosso curso de Engenharia Química. Então, estamos muito felizes em recebê-lo nesta ocasião tão especial, que é o lançamento deste livro."

Químico Rosendo Augusto Yunes lança livro em Itajaí_6.12.2023.jpeg#ParaTodosVerem: Fotografia mostra uma sala clara com mesas marrons e cadeiras pretas, onde estão sentadas algumas pessoas. Ao fundo tem um painel azul com a logomarca da Univali.

Sobre o autor

Rosendo Augusto Yunes é professor aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Nasceu em Santiago del Estero, na Argentina, sendo naturalizado brasileiro. Ao longo da carreira, o químico, pesquisador e professor universitário conquistou amplo destaque na academia tornando-se pesquisador nível 1A, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Publicou trabalhos em diversas revistas científicas e foi considerado um dos 100 mil cientistas mais influentes do mundo pela Universidade de Stanford.