"Lugar de Autista é em Todo Lugar” terá segunda edição em abril

Evento na Univali incentiva inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista

por Carina Carboni | 25/03/2024

Moradores de Itajaí e região podem prestigiar mais uma edição do evento “Lugar de Autista é em Todo Lugar", que será realizado na Universidade do Vale do Itajaí (Univali). O evento, organizado pelo Diretório Acadêmico do curso de Direito, contará com oito palestras e vai acontecer em 2 de abril, às 19h, no campus Itajaí. A participação é gratuita e as inscrições são pelo site da Univali.

A iniciativa é alusiva ao Abril Azul, mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista – TEA. Inclusão na prática, acessibilidade, autismo em adultos, bullying e respeito, além de informações sobre as atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Acessibilidade Univali – NAU, são os temas que serão abordados durante a programação.

univali promove evento Lugar de Autista é em Todo Lugar_25.3.2024.jpg#ParaTodosVerem: Fotografia mostra duas mãos segurando um coração, formado por peças de quebra-cabeças em tons coloridos. O fundo da imagem está desfocado, mas possui tom de azul céu e areia.

coordenador do curso de Direito da Univali, campus itajaí, professor Roberto Epifanio Tomaz, destaca a necessidade urgente de conscientização e inclusão de pessoas com autismo em todos os aspectos da sociedade.

“Quem tem diagnóstico de TEA enfrenta, historicamente, estigmas e barreiras que limitam o seu pleno envolvimento na comunidade. É preciso compreender que a diversidade é uma força e que todas as pessoas, independentemente de suas diferenças, têm habilidades únicas para contribuir com a sociedade."

As inscrições para participar do evento já estão abertas e podem ser realizadas, gratuitamente, em univali.br/eventos.

Univali promove evento lugar de autista é em todo lugar_22.3.2024.jpeg#ParaTodosVerem: Arte gráfica com fundo branco e letras pretas apresenta informações sobre o evento “Lugar de Autista é em Todo Lugar" e um QR Code para inscrição.

Confira as palestras

O que é o autismo, como é feito o diagnóstico e o que são níveis de suporte
(Valéria Batista – neuropsicóloga)

O que é a AMA, quais tratamentos fornecidos e como funciona o processo de inscrição