Gestão para a Cidadania assessora entidades da região

Impactos refletem no desempenho dos acadêmicos e das ONGS parceiras

por Natália Uriarte Vieira | 06/06/2017

Balneário Camboriú - Gerir o terceiro setor significa enfrentar muitos desafios e singularidades do ponto de vista jurídico, contábil, social, financeiro e econômico. E foi com objetivo de dar suporte à gestão de Organizações Não Governamentais (ONGs), para que tenham autonomia e sustentabilidade, que a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) criou, em 2014, o projeto Gestão para a Cidadania.

2017-04-18-Gestão para a Cidadania.png

O projeto, realizado pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas – Gestão, com coordenação do professor Mércio Jacobsen, iniciou com atendimento a duas entidades de Balneário Camboriú. Atualmente, a iniciativa contempla 12 organizações da região, com o total de 46 ações já colocadas em prática, 3.407 pessoas beneficiadas diretamente, 11.867 indiretos, 617 acadêmicos envolvidos e 17 professores participantes. "Trata-se de um projeto guarda-chuva, ou seja, a partir das demandas das entidades, envolvemos outros cursos e centros. A ideia é contribuir com a organização e envolver os alunos neste trabalho, para que tenham consciência, atitude e responsabilidade social, unindo o tripé ensino, pesquisa e extensão", destaca o coordenador.

2017-04-18-Gestão para a Cidadania2.png

A Associação Amor pra Down, sediada em Balneário Camboriú e Itajaí, foi a primeira parceira do projeto. Já se passaram quatro anos e durante este período, diversas ações e melhorias saíram do papel graças ao trabalho dos acadêmicos da Univali. O grupo desenvolveu plano de negócio; fez análise da percepção externa da entidade; implantou telemaketing como fonte de captação de recursos; realizou plano de retenção de talentos; plano de marketing; produção de vídeo institucional, fotos e catálogos; criou a loja virtual da associação, entre outras ações.

O coordenador administrativo e financeiro da Amor pra Down, Wilson Reginatto Júnior, acredita que a Univali impacta positivamente na imagem da entidade, garantindo credibilidade e fortalecimento da rede de relacionamento. "A Instituição mobiliza alunos e docentes em um projeto que é praticamente interdisciplinar. Nossa parceria gerou muita mudança, um exemplo significativo foi o parecer jurídico que motivou a alteração estatutária da Amor pra Down", ressalta.

Júnior, como é conhecido, comenta que a equipe do Gestão para a Cidadania apresenta soluções principalmente em áreas que a associação não tem equipe. Ele diz que as ideias aumentam à medida que o grupo apresenta ainda mais propostas. "É uma parceria que vem para complementar e não tem limites. Por exemplo, eles propuseram a loja virtual, agora precisamos de um plano de comunicação e venda para a nova ferramenta", exemplifica.

2017-04-18-Associação Amor pra Down.png

Mais informações: (47)3261-1237, na coordenação do projeto Gestão para a Cidadania.