Núcleo de Apoio ao Migrante da Univali e CRAS Itajaí firmam acordo

Parceria foi oficializada na quinta, 16

por Carina Carboni | 16/11/2023

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), vinculado à Secretaria de Assistência Social de Itajaí, firmaram um acordo de cooperação técnica nesta quinta, 16. A iniciativa visa estimular a realização de ações e projetos para beneficiar a população de migrantes e refugiados que vive na cidade. A assinatura do documento aconteceu na Univali, campus Itajaí.

Segundo o coordenador do Núcleo de Apoio ao Migrante (NAM), projeto de extensão vinculado à Univali, professor Rafael Padilha dos Santos, o acordo firmado entre Universidade e o município abrange assuntos técnicos, científicos, culturais e jurídicos, incentivando a realização conjunta de programas de cooperação para acolher a comunidade de estrangeiros que mora em Itajaí.

Assinatura Centro de Referência Social - Foto Dales Hoeckesfeld  (1).jpgFoto Dales Hoeckesfeld #PraTodosVerem Imagem mostra três pessoas sorrindo para a foto e segurando um documento.

"A assinatura deste termo consolida o trabalho conjunto entre o NAM e os serviços de assistência social de acolhimento aos migrantes em áreas como psicologia, integração cultural e social, regularização documental, organização de treinamentos e eventos de sensibilização sobre o tema. A assistência social é quem está na linha de frente no atendimento aos migrantes e o intuito desta parceria é aumentar o bem-estar e a dignidade dos migrantes na cidade", afirmou Padilha.

Durante a reunião, a secretária de Assistência Social, Neusa Geraldi, destacou a importância do trabalho social desenvolvido pela Universidade. “A Univali sempre foi uma grande parceira do poder público e estamos muito gratos por mais esta parceria firmada. Este acordo tem grande relevância social pra o município e para os migrantes que chegam na cidade e sequer sabem para onde ir. O CRAS é a porta de entrada dessas pessoas no município e, a partir de agora, poderemos oferecer ainda mais acolhimento e oportunidades".

Assinatura Centro de Referência Social - Foto Dales Hoeckesfeld  (3).jpgFoto Dales Hoeckesfeld #PraTodosVerem Imagem mostra ​mulher com roupa marrom assinando um documento.

O acordo vai impactar de maneira direta cerca de três mil migrantes e refugiados por ano.

“É um momento de muita alegria e emoção em que solidificamos a nossa parceria com o município de Itajaí. Colocar nossa competência técnica à disposição para mitigar os impactos sociais sofridos pelos migrantes é uma grande honra para a instituição. Fico realmente emocionado por poder viabilizar este acordo por meio do NAM, projeto que gera resultados incríveis e dignos de reconhecimento", finalizou o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.

Assinatura Centro de Referência Social - Foto Dales Hoeckesfeld  (2).jpg​​​Foto Dales Hoeckesfeld #PraTodosVerem Imagem mostra ​homem com roupa preta assinando um documento.