Egresso da Univali expõe na Feira do Móvel de Milão

Designer projetou peça composta de matéria-prima natural e brasileira

por Carina Carboni | 14/04/2023

A mesa de cabeceira Melia, desenvolvida pelo egresso do curso de Design Industrial da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Eduardo Colossi, será exposta durante a feira Isaloni. O evento italiano é reconhecido, mundialmente, por apresentar as principais tendências do design para o setor mobiliário. Tradicionalmente, a programação acontece em paralelo à Semana de Design de Milão que, neste ano, ocorre de 18 a 23 de abril.

“O Salão do Móvel de Milão, como também é conhecido, é a maior feira de design do mundo. Todos os anos, apresenta as tendências e tudo o que está sendo produzido de mais contemporâneo. É um orgulho enorme poder expor um item brasileiro para o mundo inteiro ver. Ter a oportunidade de representar o nosso design, ao lado de outros grandes nomes do segmento, também é indescritível", comenta o designer.

foto_Dennys Tormem_mesa Melie.jpg
FOTO: Dennys Tormem

Há 15 anos Eduardo atua no ramo do mobiliário. O interesse pela área surgiu na graduação, com a trajetória acadêmica aliada aos estágios realizados em empresas da área. “Sempre busquei aplicar os conceitos e ensinamentos aprendidos na academia, pois eles me guiam por caminhos mais assertivos. No curso de Design Industrial da Univali aprendi a importância de gerar alternativas e soluções, o que desenvolveu a minha capacidade de resolver desafios e apresentar novas ideias", afirmou.

Natural de Concórdia, no interior do Estado, Eduardo tornou-se morador de Balneário Camboriú ao ingressar no ensino superior, em 2006. A graduação em Design Industrial foi concluída em 2009 e hoje ele também concilia a profissão com as disciplinas do sexto período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univali.

A peça, que será exposta em Milão, foi projetada através da empresa Móveis Silochi, na qual o designer presta serviço há cerca de 10 anos. “Acompanhei grande parte do crescimento e desenvolvimento da marca que agora já possui projetos executados nos Estados Unidos e também em Portugal. Inclusive, o CEO da empresa, Samuel Silochi, também é formado pelo curso de Design Industrial da Univali", conta Eduardo.

Participação na Isaloni

A Móveis Silochi integra a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) que, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), promove o projeto Brazilian Furniture. A iniciativa, que visa alavancar as empresas nacionais no mercado global, proporcionou a realização do programa Design Brasil + Indústria, para conectar designers brasileiros e as indústrias do setor.

foto__Dennys Tormem_mesa Melie.jpg
FOTO: Dennys Tormem

Samuel Silochi explica que a oportunidade de expor em Milão surgiu quando a Abimóvel convidou a empresa a desenvolver um produto especifico para a feira Italiana. Para 2023, foram selecionados 22 produtos, fabricados por 21 empresas vinculadas à Associação.

“A arquiteta Liana Tessler, que também é responsável pelo espaço onde as peças brasileiras serão expostas na Feira, foi a responsável pela seleção dos mobiliários. A mesa Melia, projetada pelo Eduardo para representar a Móveis Silochi no evento, foi uma das aprovadas nesta curadoria", comenta o CEO.

Sobre a Melia

A empresa escolheu projetar uma mesa de cabeceira para o evento, por considerá-la um mobiliário íntimo e que atende a necessidade de muitos consumidores. Desde o início, segundo Colossi, o desejo foi desenvolver um móvel que unisse materiais naturais e nacionais capazes de representar o que há de melhor no país. O nome dado à mesa de cabeceira, inclusive, foi inspirado no cinamomo (Melia azedarach), árvore popular no Brasil e utilizada na composição da peça.

foto_Dennys Tormem (2)_mesa Melie.jpg
FOTO: Dennys Tormem

“O conceito base da Melia é a brasilidade. A lâmina de madeira cinamomo foi escolhida por ser muito cultivada para paisagismo, o que remete à memória afetiva. Outro material que garantiu destaque à peça foi o quartzito J'adore, originário da Bahia. Ao unirmos a lâmina natural com o compensado, conseguimos criar um móvel com curvas suaves e elegantes e são elas que tornam esse mobiliário uma peça única e sofisticada", afirma.

A identidade do Brasil, na visão do designer, está atrelada às curvas. “As linhas sinuosas remetem à dança e a alegria, características marcantes do povo brasileiro", justifica.