Jogo desenvolvido por estudante de Design Gráfico da Univali é finalista no SB Games

Projeto promove design inclusivo e conscientização sobre a doença de Alzheimer

por Carina Carboni | 10/10/2023

​Um jogo de tabuleiro, criado por uma estudante da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), está classificado para o 22º Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames). O projeto “Era uma Vez - Um momento. Uma memória. Uma vida", foi desenvolvido por Liriel Espindola de Souza, na conclusão do curso de Design Gráfico. O nome dos finalistas da competição foi divulgado na segunda, 9.

jogo feito por aluna da Univali conscientiza sobre alzheimer_10.10.2023.jpg
Foto: Liriel Espindola de Souza #ParaTodosVerem: Fotografia mostra várias cartas do jogo sobre uma mesa. Em destaque, no centro da imagem, há uma miniatura de uma idosa sentada sobre um banco. Ao redor tem várias pedras coloridas sobre algumas cartas.

O professor Eduardo Napoleão, orientador do projeto, explica que a estudante desenvolveu um jogo de tabuleiro cooperativo, no qual 2 a 6 jogadores embarcam em uma aventura pela mente de uma paciente diagnosticada com a Doença de Alzheimer, chamada Dona Filó. “O objetivo do jogo é recuperar as preciosas Memórias Base desta paciente, mas vai bem além do entretenimento. O recurso oferece uma oportunidade de compreender e sensibilizar as pessoas, de forma lúdica, sobre questões relacionadas à Doença de Alzheimer", observa o docente.

A autora reforça que o jogo busca promover a conscientização e valorização de pessoas diagnosticadas com a Doença por meio da reflexão e conhecimento do assunto, trazendo ilustrações das memórias e vivências dessas pessoas.

aluna da univali faz jogo para conscientizar sobre Alzheimer.jpg
Reprodução/Liriel Espindola de Souza #ParaTodosVerem: Imagem apresenta 24 cartas do jogo. Cada uma possui uma imagem e uma palavra-chave de identificação. As cartas estão dispostas em três fileiras horizontais de oito cartas cada.

“Todas as ilustrações feitas nesse jogo foram baseadas na vida e memórias dos meus avós. Eu cresci e passei toda minha infância na casa de meus avós paternos e eternizei muitas memórias de lá, que hoje estão no jogo Era uma Vez. Foi uma forma que encontrei de resgatar, ressignificar e eternizar as lembranças que um dia nós vivemos. Então, posso dizer que esse jogo veio do anseio de trabalhar com um tema muito marcante também na minha vida.", conta Souza.

jogo feito por estudante da Univali conscientiza sobre alzheimer_10.10.2023.jpg
Reprodução/Liriel Espindola de Souza #ParaTodosVerem: Imagem principal mostra cartas e peças do jogo dispostas numa mesa branca. Três imagens menores mostram mais detalhes do jogo.

A designer chama a atenção para a exclusão social vivida pelas pessoas que convivem com a doença, geradas pela falta de conscientização a respeito do tema. Diante deste desafio, a autora ressalta que é possível aplicar um design que seja mais inclusivo.

jogo feito por aluna da Univali conscientiza sobre alzheimer_10.10.2023_.jpg
Reprodução/Liriel Espindola de Souza #ParaTodosVerem: Imagem mostra quatro montes de cartas do jogo. Ao centro está escrito 'Era uma vez' e tem a ilustração de uma borboleta.

“A ideia central por trás da narrativa do jogo é voltada para o entendimento de que o importante é compreender que os momentos, histórias e a vida das pessoas com Alzheimer merecem respeito e que cada pessoa, independentemente de suas condições e limitações, é um ser humano único e tem muito a nos ensinar", complementa Souza.

jogo feito por acadêmica da Univali conscientiza sobre alzheimer_10.10.2023.jpg
Reprodução/Liriel Espindola de Souza #ParaTodosVerem: Imagem mostra diversas peças do jogo desenvolvido pela estudante, onde constam cartas em vários tamanhos, uma caixa marrom e pedras coloridas.

Um dos principais eventos de jogos da América Latina

O SB Games é realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e reúne pesquisadores, estudantes e empresários, sendo considerado um dos principais eventos de jogos da América Latina. Nesta edição, a programação ocorre de 6 a 9 de novembro, na cidade de Rio Grande (RS).

O jogo “Era uma Vez - Um momento. Uma memória. Uma vida" é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da egressa da Univali e foi selecionado para a categoria Festival de Jogos, que compõe o Simpósio. Os projetos finalistas ficarão expostos durante todo o evento e no site oficial do SB Games. O vencedor da categoria será revelado no dia 9 de novembro, último dia do evento.