Área e linhas de pesquisa


​Área de Concentração: Estratégia, Gestão e Sociedade

Linha 1: Estratégia nas Organizações

Esta linha envolve estudos e pesquisas sobre o fenômeno da estratégia nas organizações, considerando os ambientes interno e externo e escopos locais, setoriais e/ou globais, em níveis de análise individual, organizacional e macro-organizacionais. A produção científica engloba estudos teórico-empíricos de perspectivas exploratórias ou explanatórias, relacionados com as fontes de heterogeneidade estratégica, processos, elementos constituintes e contexto. Como tema interdisciplinar, valoriza-se a pesquisa científica em estratégia que venha contribuir para vantagem competitiva sustentável e promover a evolução da sociedade e das organizações.

Os principais tópicos de investigação desta linha são: processo, formulação, implementação e controle; inteligência competitiva; estratégia como prática social; estratégias em ecossistemas de inovação; capacidades estratégicas (capacidade dinâmica, capacidade absortiva, inovativa e adaptativa); estratégias de inovação (frugal, disruptiva, incremental, radical e aberta); transformação digital e ativos tecnológicos; ambidestria organizacional, estratégia comportamental;  estratégias de não mercado; governança corporativa; liderança e gestão por competências; relacionamento entre organizações e seus stakeholders; estratégia em mercados emergentes; estratégias de internacionalização; negócios de base tecnológica born global; criatividade organizacional e competitividade local/global.

Linha 2: Gestão, Inovação e Competitividade

Esta linha tem por objetivo desenvolver pesquisas em métodos de gestão, processos de inovação e análise de mercados. Procura-se compreender a importância de novas tecnologias de gestão como elemento de competitividade nas organizações contemporâneas com foco nas áreas de marketing, finanças, produção e serviços, gestão de pessoas, planejamento e desenvolvimento, inovação tecnológica e operações de serviços. Para alavancar o desenvolvimento regional, tem-se também foco nos estudos de empreendedorismo, gestão de pequenos e médios negócios, de políticas públicas de fomento ao empreendedorismo e à inovação, além das especificidades de organizações de serviços e de empresas de base tecnológica. Especificamente, estão direcionados a estudos sobre: marketing estratégico e inteligência de mercados locais e globais, comportamento do consumidor, estratégias de comunicação e branding, estruturas de mercado e de operações; gestão de custos, gestão de operações, serviços, supply chain management, lean manufacturing, indicadores e sistemas de medição e avaliação de desempenho, cenários prospectivos, performance de operações internacionais, finanças corporativas; papéis e processos da área de gestão de pessoas; gestão do conhecimento e inovação, inteligência artificial, big data e sistemas de informações para apoio à tomada de decisão, métodos de prospecção em ciência, tecnologia e inovação, novos sistemas gerenciais com a transformação digital, propriedade intelectual; criação de novos negócios, comportamento empreendedor e intraempreendedor.   

Linha 3: Sustentabilidade, Organizações e Sociedade

Esta linha compreende estudos que priorizam a gestão sustentável, a cultura e comportamento organizacional, o bem-estar, a qualidade de vida e as competências, focalizando os impactos da gestão das organizações na sociedade e desta nas organizações. Neste relacionamento entre a gestão das organizações e a sociedade a linha investiga a formação, o desenvolvimento e a manutenção de formas organizacionais em ambientes técnicos e/ou institucionais que envolve a transformação da economia e da sociedade amparada pela gestão de boas práticas sustentáveis; abrange os movimentos e problemas que definem a sociedade contemporânea, incluindo os relacionados à implementação da Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Considerando o aspecto da formação do indivíduo, esta linha compreende também os estilos de decisão e de aprendizagem, com foco na utilização de metodologias ativas de ensino aprendizagem no campo da administração.  Especificamente, os estudos estão direcionados aos temas: dimensões da sustentabilidade, responsabilidade social corporativa, gestão de stakeholders, educação para a sustentabilidade; cadeias produtivas sustentáveis, green e sustainable supply chain management (GSCM e SSCM); ecoinovação e inovação sustentável, inovação em contextos de restrição (frugal, base da pirâmide); empreendedorismo social; consumo sustentável e consciente, impactos da sociedade do consumo, marketing verde e sustentável, marketing social e societal; liderança e relação líder-liderado, bem-estar e qualidade de vida nas organizações, comprometimento organizacional, competências, cultura e mudança organizacional; estilos de decisão e de aprendizagem, metodologias ativas de ensino-aprendizagem.  Estratégias de Não mercado.

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