Três egressas da Univali vencem o Láurea Máxima da ABD

Concurso na área de Design de Interiores divulgou vencedores no dia 22


por Wagner José Mezoni | 26/08/2019
Balneário Camboriú e Florianópolis - Três egressas dos cursos de Design de Interiores da Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) foram as primeiras colocadas, na categoria Nível Tecnológico, da 3ª edição do concurso Láurea Máxima da Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD). A premiação, considerada a mais importante da área no País, selecionou os melhores trabalhos de conclusão de curso (TCC) desenvolvidos no ano de 2018, considerando, entre outros requisitos, criatividade, viabilidade e exequibilidade de solução, atendimento ao conceito de design universal e sustentabilidade e conforto térmico, acústico e lumínico.

Nicole da Silva Rios, egressa do curso de Design de Interiores do Campus Balneário Camboriú, levou o primeiro lugar com o projeto "Centro Dia para Idosos". A ideia é funcionar como um local de atividades recreativas para a terceira idade, durante o dia, possibilitando a socialização entre os idosos. “No projeto observa-se a importância das cores no design de interiores, em especial nos ambientes relacionados às instituições dedicadas ao cuidado de idosos. Geralmente, tais instituições usam uma paleta de cores neutras e frias, que não são estimulantes e muitas vezes remetem a lembranças de clínicas e hospitais”, explica.
 
O segundo lugar foi para a Casa Parangolé da designer Gizelli Flôr de Jesus, egressa do curso de Design de Interiores do Campus Florianópolis. A profissional propôs um projeto de interiores de uma Casa de Apoio Humanizada para a População em Situação de Rua (PSR), fazendo adequações em um imóvel já existente, localizado no Centro da cidade. “Assim como as capas feitas de panos coloridos, estandartes e bandeiras criadas pelo artista Helio Oiticica, que serviam para serem usadas ou carregadas, revelando-se apenas quando vestidas e movimentadas pelos espectadores, a Casa Parangolé só fará sentido se os moradores se apropriarem dela de forma a vesti-la”, explica Gizelli.
 
E na terceira colocação está Lucieide Concari, egressa do curso de Design de Interiores do Campus Balneário Camboriú, que assina o Gaslamp Bar, uma opção de lazer para os moradores de Navegantes. O primeiro estabelecimento chamado “bar” surgiu na Califórnia/EUA. Lucieide também descobriu o distrito histórico de Gaslamp Quarter, considerado o ímã noturno da cidade de San Diego/CA. “É possível perceber as características marcantes das edificações - muitas de 1880 - e da preservação ao longo dos anos. Destaque para os letreiros iluminados, fachadas e calçadas de tijolinhos. Referências que nortearam o projeto”, conclui.

Com informações da assessoria de comunicação da ABD/SC.

  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade