Teses da Univali são base para documento sobre o turismo no Brasil

Publicação do Ministério do Turismo orienta os gestores para aspectos relevantes da governança e regionalização

por Natália Uriarte Vieira | 25/06/2019

Santa Catarina - Um documento lançado recentemente pelo Ministério do Turismo (MTur) utilizou como fontes de consulta teses do Doutorado em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), orientadas pelo professor Francisco Antonio dos Anjos. Tratam-se de trabalhos ligados a projeto de pesquisa do Programa Pró-Integração (MI/MEC) e do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A tese de Marcos Junior Arnhold, docente na Univali, intitulada "Governança Regional do Turismo: Uma proposta de avaliação da Governança Turística na percepção de seus atores", produzida em 2017, foi uma das fontes utilizadas como base na construção do documento. O trabalho "Modelo Analítico de Governança Regional de Turismo", de Cálidon Costa da Conceição, feito em 2018, como tese do Doutorado em Turismo e Hotelaria da Univali, também está entre as referências elencadas no material do MTur.

Nesta semana, o professor Francisco Antonio do Anjos, orientador das referidas teses, apresenta parte dos resultados destas pesquisas, no 4º International Public Policiy Conference (IPPC), que ocorre em Montreal, no Canadá, numa seção de Política de Turismo.

A cartilha circula em todo o Brasil, integra o Plano Nacional de Turismo (2018-2022) e orienta os gestores locais para aspectos relevantes que poderão fazer a diferença no processo de institucionalização e fortalecimento da instância de governança regional. Para acessar o documento completo, clique aqui.

Mais informações: (47) 3261-1315, no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria da Univali.