• Univali
  • Notícias
  • TCC de arquiteta sugere projeto inovador para estádio em Brusque

TCC de arquiteta sugere projeto inovador para estádio em Brusque

Projeto prevê infraestrutura ampla com espaços multiuso e recursos sustentáveis


por Ana Paula Bazi | 25/04/2018

Quando Larissa Maestri entrou em campo para fazer o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na finalização do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), nem imaginava que seria um "golaço". A Arena Brusque, como foi chamado o estádio do Brusque Futebol Clube, projetado pela egressa, chama atenção pela modernidade e diversidade de funções e já tem a torcida da população de Brusque para que saia do papel.

2018-04-25-arena_brusque.jpg

A ideia do projeto surgiu após assistir à partida entre o Brusque e o Corinthians, em 2017. O olhar de arquiteta não passou despercebido ao notar que o espaço (que é alugado pelo Clube) encontra-se limitado para a demanda de grandes jogos, com capacidade para apenas 5 mil pessoas, e com restrições para sua expansão.

Larissa projetou um estádio completamente novo, para 20 mil pessoas, inspirados em elementos que homenageiam a cidade de Brusque e utilizando o conceito arquitetônico mixed-used, ou multiuso. A cobertura possui detalhes que lembram linhas desfiadas, referência a tradição e memória da cidade, ligadas ao setor têxtil. Além da infraestrutura própria para jogos, cerimônias e shows, a arena propõe restaurante panorâmico, salas de coworking e salas comerciais para locação, projetadas para serem usufruída pela população sem a necessidade de evento.

2018-04-25-campo_arena_brusque.jpg

"O projeto segue todas as normas da Fifa 2014. Pesquisei todas as arenas da última Copa para analisar o que deu certo e errado e tentei extrair tudo que há de melhor para que o estádio não se tornasse um 'elefante branco' e, ainda, pudesse se tornar um espaço que as pessoas usem diariamente e se sintam bem", ressalta a Larissa.

Não bastasse a criatividade estética, a egressa ainda se preocupou em incorporar recursos sustentáveis ao projeto. Foi pensado em um sistema para captar água da chuva, para o abastecimento de cisternas utilizadas nas descargas dos banheiros; a cobertura é feita com material que não absorve tanto calor e na fachada há uma estrutura móvel, que quando aberta, permite uma melhor ventilação. A localização do estádio, na entrada da cidade, em frente ao pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof, oferece fácil acesso a pé, de ônibus e ciclovia, além de estar situada próxima aos principais parques da cidade.

2018-04-25-tcc_aegressa.jpg

O TCC foi orientado pelo professor Rafael Cartana e apresentado no semestre passado. Confira todos os detalhes do projeto, inclusive imagens 360º, no site: archi6.com/arenabrusque 

Para virar realidade

Fotos e imagens do projeto de Larissa têm circulado pelas redes sociais e muitos torcedores do Brusque já começaram a alimentar o sonho de ter um novo estádio. Chegaram a acreditar que o conteúdo era do próprio Clube, e a partir daí surgiram diversos boatos.

Segundo Larissa, já houve um primeiro contato com a diretoria do Brusque para apresentar o projeto, no entanto, a iniciativa continua no plano das intenções. A expectativa da arquiteta é de que com a divulgação e a vontade popular, investidores da cidade se interessem pela proposta e queiram torná-la realidade.

Mais informações: (47) 3261-1219, curso de Arquitetura e Urbanismo, Campus Balneário Camboriú.

  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade