• Univali
  • Notícias
  • Projeto da Univali leva debate sobre questões internacionais para escolas

Projeto da Univali leva debate sobre questões internacionais para escolas

Iniciativa foi reconhecida pelo programa Academic Impact, da ONU


por Natália Uriarte Vieira | 18/02/2020

Santa Catarina - Política, economia, conflitos, cooperações, o impacto dessas questões no cenário mundial e atualidades são alguns dos temas trabalhados nos encontros do projeto de extensão “Relações Internacionais nas Escolas", do curso de Relações Internacionais da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Os debates, conduzidos por acadêmicos e professores, envolvem estudantes do Ensino Médio e já contemplaram escolas de pelo menos cinco cidades de Santa Catarina. A iniciativa foi reconhecida pelo Academic Impact, da Organização das Nações Unidas (ONU), programa que a Univali passou a integrar. 

2020-02-18 - Relações Internacionais nas Escolas.jpg 

O projeto começou em 2018, a partir de uma demanda de Larissa dos Santos, que na época era estudante do Ensino Médio no município de Ilhota, líder da União Estudantil, e hoje cursa Direito na Univali. Ela percebeu a necessidade de aprofundar as discussões sobre as notícias do mundo e procurou seu amigo Victor Ray González, acadêmico de Relações Internacionais, que propôs ao professor Ricardo Bruno Boff, realizar uma palestra sobre os assuntos mais discutidos a época, incluindo principalmente política e campanhas eleitorais. Na sequência desta primeira palestra outras já foram agendadas e a ação, mais tarde, tornou-se um programa, que leva o conhecimento produzido na Universidade à comunidade, sob coordenação de Boff.

O projeto já passou por escolas de Ilhota, Florianópolis, Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí e já tem atividade agendada em Tijucas. Os tópicos abordados pautam desde guerras comerciais até o atual papel do Conselho de Segurança da ONU. Geralmente, segundo o professor Ricardo Boff, o assunto de destaque a ser trabalhado é proposto pela própria escola. “Em geral, os alunos querem falar sobre um tema latente naquele momento, além de terem curiosidades sobre o curso e o papel do internacionalista", comenta.

2020-02-18 - Relações Internacionais nas Escolas 2.jpg 

De acordo com o coordenador do curso de Relações Internacionais da Univali, professor Jorge Hector Morella Júnior, a intenção é aumentar o número de escolas envolvidas, neste ano. O programa está diretamente relacionado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 da Agenda 2030, em particular a meta 4.7 sobre a promoção do desenvolvimento sustentável por meio, entre outros, da educação para a cidadania global. “A nossa participação no Academic Impact permite a troca de ideias com outras instituições do mundo e o seu reconhecimento dá ainda mais credibilidade a este projeto, tão importante para os jovens estudantes", ressalta.

Mais informações: (47) 3341-7823, no curso de Relações Internacionais (Campus Itajaí) |(47) 3261-1353, na coordenação do curso de Relações Internacionais (Campus Balneário Camboriú).

 

  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Copyright - univali.br - 2021 - Todos os direitos reservados