Prevenção e enfrentamento às violências é tema de formação online para professores

Encontros virtuais ocorrerão nas próximas sextas-feiras, na plataforma Blackboard

por Natália Uriarte Vieira | 25/06/2020

Itajaí - Docentes da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) ministrarão formações destinadas a professores dos Centros de Educação Integral de Itajaí e do terceiro setor, sobre assuntos relacionados à prevenção e ao enfrentamento às violências. Serão três encontros virtuais, nas próximas sextas-feiras, dias 26 de junho, 3 e 10 de julho, às 14h, pela plataforma de aprendizagem da Univali – Blackboard.

violência.jpg

Nesta sexta-feira (26), o tema trabalhado será “Os desafios sociais que a escola enfrenta – violências e conflitos". A coordenadora do Programa da Diversidade da Secretaria de Educação, Taysa Jeane Silva, falará sobre a rede de proteção e seus objetivos; o olhar diferenciado que a escola precisa ter sobre os conflitos; e sobre como o conflito pode ser tornar violência nas escolas. Já a professora Luciana de Carvalho Paulo Coelho, docente do curso de Direito e coordenadora do projeto de extensão “Prevenção, Identificação e Combate à Violência contra Crianças e Adolescentes", abordará sobre os tipos de violência e apresentará o Projeto Conciliadores Mirim. Carmen Lúcia Dacol, responsável pelo setor de Vigilância das Violências de Itajaí, vinculada à Secretaria de Saúde, apresentará números da violência em Itajaí e abordará os sinais de identificação nas crianças.

No dia 3 de julho (sexta-feira), a representante da OAB Subseção Itajaí, Graziella Pereira Machado, fará a contextualização sobre a previsão legal. Em seguida, o conselheiro tutelar André Leonardo Severino palestrará sobre a realidade atual da violência pelo olhar do Conselho Tutelar e os procedimentos adotados. O encerramento desta edição da formação será com a professora Luciana Coelho, da Univali, que comentará sobre a importância dos professores nesse universo.

Já no dia 10 de julho (sexta-feira), a professora Suelen Sacht Fernandes, psicóloga, coach e docente da Escola de Negócios da Univali, abordará sobre o gerenciamento das emoções. Ela falará sobre o estado atual do professor e dará dicas para construção de relações saudáveis no retorno das aulas presenciais, pós-pandemia.

A ação integra o projeto de Enfrentamento às Violências do Município de Itajaí e envolve diversas instituições da Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência de Itajaí, entre elas estão: a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Univali, OAB Itajaí/SC, Conselho Tutelar. As inscrições para a formação estão disponíveis na página da Secretaria de Educação, em https://educacao.itajai.sc.gov.br/.

Projeto de extensão da Univali

O projeto de extensão “Prevenção, Identificação e Combate à Violência Contra Crianças e Adolescentes", vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários e à Escola de Ciências Jurídicas e Sociais, contribui na prevenção, identificação e combate ao fenômeno da violência contra crianças e adolescentes, por meio de ações direcionadas aos educadores, às crianças e às famílias dentro das unidades escolares, além de campanhas de conscientização junto à sociedade. O projeto integra a Rede de Prevenção às Violências no Município de Itajaí́ e durante a pandemia da Covid-19 adaptou as atividades de forma remota. O atendimento fornecido pela rede auxilia no fortalecimento dos vínculos familiares, na prevenção da violência, no combate aos preconceitos, além de assegurar proteção social imediata e atendimento interdisciplinar.