Palestra sobre Felicidade marca retorno das aulas no Campus Florianópolis

Evento, exclusivo para alunos do curso de Estética e Cosmética, discute comportamentos, hábitos, costumes e estilo de vida que levam à felicidade

por Wagner José Mezoni | 25/02/2019

Florianópolis - Você é feliz? A pergunta é importante e deve ser feita sempre. Mas, o que é felicidade? O que faz alguém feliz? Como avaliar se alguém é, de fato, feliz? O tema será debatido na quarta-feira, 27, em palestra promovida para marcar o início do semestre letivo para alunos do curso de Estética e Cosmética do Campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Florianópolis. A atividade, exclusiva para a comunidade acadêmica, terá início às 19h e ocorre no auditório do Campus localizado às margens da SC 401, na Capital catarinense.

Inspirado em cursos ministrados nas universidades norte-americanas da Califórnia, de Harvard e de Yale, e também da Inglaterra, o palestrante, Robson Freire, também professor da Universidade, discutirá, durante sua apresentação, temáticas alinhadas com o estudo de pensadores de vários períodos da história como Aristóteles, Nietzsche, Sartre, Morin, Bauman, Zizek e representantes religiosos como o líder católico Papa Francisco, o líder budista Dalai Lama, o Arcebispo da Cantuária, Justin Welby, além de rabinos de várias partes do mundo, que têm se dedicado a definir a natureza, comportamentos, hábitos, costumes e estilo de vida que levam à felicidade.

Ele explica que existe uma relação direta entre o bem-estar e propósito de vida com o nível de felicidade das pessoas e que, apesar da felicidade tratar-se de sentimento estritamente subjetivo e com muitas definições, o tema tem sido alvo de inúmeros estudos, reflexões e abordagens filosóficas, religiosas e psicológicas. Ele pondera, no entanto, que o conteúdo abordado não tem o enfoque ideologizado: "As reflexões propostas buscam a compreensão dos porquês e dos para onde se afastando dos como e quando. Ou seja, acredito que o movimento da vida é em sentido à felicidade e não existe um determinismo fixista que prescreve, de antemão, o que se deve e como se deve pensar, agir e sentir ou querer sentir para ser feliz", resume Robson.

Juliana Cristina Gallas, coordenadora do curso de Estética e Cosmética da Univali, em Florianópolis, defende a relevância do debate sobre o tema para a área: "Consideramos potencializar a percepção de que na área de estética e beleza é necessário priorizar a satisfação dos clientes, que buscam, além do serviço, momentos de prazer e boas experiências", conclui.

Outras informações: (48) 3332-2524, com a coordenação do curso de Estética e Cosmética da Univali em Florianópolis.