• Univali
  • Notícias
  • Nova metodologia auxilia crianças na criação de jogos digitais

Nova metodologia auxilia crianças na criação de jogos digitais

Com uso de ferramenta, crianças de nove anos criaram game disponível para download no Google Play


por Wagner José Mezoni | 20/07/2017

Itajaí – Estudo desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) apresentou um framework que proporciona a possibilidade de crianças criarem seus próprios games.


Intitulado de “Eu Fiz Meu Game”, o framework, desenvolvido por Adriana Gomes Alves, professora do curso de Ciência da Computação e Design de Jogos Digitais, da Univali, em sua tese para o Doutorado em Educação, também na Univali, define uma metodologia pedagógica e tecnológica que tem por base o uso de técnicas de desenvolvimento de jogos digitais aliadas a técnicas pedagógicas de produção colaborativa em que crianças compartilham experiências de uso e criação de jogos.

A aplicação também foi fruto de pesquisa de Karla Demonti Passsos Cathcart, que, em sua tese para o Doutorado em Educação da Univali, observou que a colaboração inter pares no processo mediado de criação de jogos digitais, por meio da metodologia estabelecida por Adriana, possibilita que as crianças aprendam significados, comportamentos e tecnologias complexas e que contribuem para a inclusão escolar.

Ambos os estudos foram orientados pela professora e pesquisadora Regina Célia Linhares Hostins, e aplicado na Escola Básica Gaspar da Costa Morais, em Itajaí. O trabalho contou com a participação ativa de quatro crianças de nove anos. Uma delas com deficiência intelectual e outra com autismo associado à deficiência intelectual. Participaram, ainda, alunos dos cursos de Engenharia de Computação, Ciência da Computação e Design de Jogos e Entretenimento Digital, da Univali.

Durante seis meses o grupo trabalhou de forma colaborativa e mediada, usando o sistema desenvolvido, possibilitando a participação das crianças em todas as etapas de concepção e produção de um jogo digital de plataforma e puzzle, que aborda a criação de brinquedos a partir de objetos recicláveis. Ele foi batizado de “Brinquedos que criam vida” e está disponível para download, no Google Play, para celulares com sistema Android, ou para computadores com sistema Windows.

2017-07-20-brinquedos-que-criam-vida2.jpg

Segundo a pesquisadora Adriana Alves, os resultados de sua pesquisa sustentam que o processo mediado por instrumentos, signos, pessoas com diferentes níveis de experiências e pautado na colaboração, possibilita e contribui para que as crianças passem de usuárias a criadoras de jogos, explorando atividades intelectuais e afetivas de negociação, elaboração de hipóteses, desenvolvimento de ideias, análise de resultados e interação.

Além disso, complementarmente, o uso da abordagem demonstrou reforçar o controle consciente do comportamento, atenção e memória voluntária, memorização ativa, pensamento abstrato, raciocínio dedutivo e capacidade de planejamento: “A pesquisa aponta que a construção em grupo e mediada de jogos digitais, determinada pelas construções intelectuais simbólicas coletivas e colaborativas de aprendizagem, contribui significativamente para o desenvolvimento individual das funções psicológicas superiores”, conclui Karla Cathcart.

Outras informações: (47) 3341-7544, com Adriana Gomes Alves, professora da Univali e autora do projeto.
  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade