• Univali
  • Notícias
  • LIBGeo da Univali desenvolve sistema para o Comitê de Crise de BC e região

LIBGeo da Univali desenvolve sistema para o Comitê de Crise de BC e região

Plataforma já está disponível e possui 23 municípios cadastrados


por Natália Uriarte Vieira | 08/04/2020

​Santa Catarina – O Laboratório de Informática da Biodivesidade e Geomática(LIBGeo), vinculado à Escola do Mar, Ciência e Tecnologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), trabalhou,  em regime de urgência, a pedido do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) e da Defesa Civil de Balneário Camboriú, no desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de operações para utilização do Comitê de Crise contra o Coronavírus.

 sistema de gerenciamento de operações.jpg

A plataforma começou a ser desenvolvida no final de março, sob a coordenação do professor André Barreto, pelos analistas de sistemas do Laboratório, Alencar Cabral e Tiago Zis. O sistema já está disponível para a Defesa Civil e, além de atender ao município de Balneário Camboriú, possui outros 22 municípios cadastrados.

Segundo o professor André Barreto, o desenvolvimento da plataforma seguiu as demandas da Defesa Civil e dos Municípios envolvidos, para gestão no Comitê de Crise. “O sistema foi pensado para facilitar a obtenção rápida de informações sobre a situação da pandemia na cidade. Ele permite um controle dos boletins epidemiológicos e do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, disponibilizando informações para auxiliar na tomada de decisão", afirma. O docente explica ainda que as informações sobre o monitoramento das barreiras nas entradas dos municípios também estão sendo coletados na plataforma, o que melhora o controle sobre quem entra nas cidades. Somado a isto, o sistema implementa um controle de inventário e logística para os estoques disponíveis de suprimentos críticos para este período de crise.

 Prancheta sistema saude.jpgUma grande ação de voluntariado da Univali, que prontamente se colocou à disposição da sociedade. Essa ferramenta foi concebida para, de forma objetiva, facilitar a gestão da crise no município e região​", comenta Fabricio Melo, diretor da Defesa Civil de Balneário Camboriú e coordenador do Colegiado Estadual de Defesa Civil na Federação Catarinense de Municípios (Fecam).


  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Copyright - univali.br - 2020 - Todos os direitos reservados