Novos dados do Censo de 2022 sobre a idade e o sexo da população, divulgados na sexta-feira, 27, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o Brasil teve o maior salto de envelhecimento entre dois censos desde 1940, passando a ter 55 idosos para cada 100 jovens.
As informações mostram como o perfil dos brasileiros mudou ao longo das últimas décadas. A idade média do brasileiro passou de 29 anos em 2010 para 35 anos em 2022. Ou seja, metade da população tem até 35 anos e a outra metade mais do que isso.
Fotos Dales Hoeckesfeld #PraTodosVerem Imagem mostra homem sorrindo para foto, vestindo camiseta branca e segurando uma pasta azul. Ao fundo aparecem três pessoas sentadas em uma sala de aula.
“Uma alternativa para reduzir os efeitos econômicos do envelhecimento da população é o incentivo para iniciem ou retomem os estudos e possam se reinserir no mercado de trabalho. Pensando neste público, a Univali concede a bolsa Ouro para acadêmicos com idade igual ou superior a 50 anos regularmente matriculados nos cursos de graduação, exceto Medicina, e pós-graduação lato sensu", explica a coordenadora de Atenção ao Estudante, Fátima Catarina Barbi.
O desconto é de 50% tanto para cursos presenciais quanto de ensino a distância. Para ter direito ao benefício é preciso estar regularmente matriculado em um dos cursos da instituição e não possuir débito de qualquer natureza junto à Fundação Univali.
Para manter o benefício durante o curso o acadêmico precisa obter aproveitamento em, pelo menos, 75% das disciplinas cursadas. Em caso de rendimento insuficiente, o aluno poderá, por até duas vezes, solicitar a justificativa de reprovação, que será analisada pela Coordenadoria de Atenção ao Estudante.
A solicitação da bolsa pode ser feita por meio do Portal do Aluno. O passo a passo está disponível aqui.
Mais informações: na Coordenadoria de Atenção ao Estudante - (47) 3341-7944.