• Univali
  • Notícias
  • Grupo do curso de Oceanografia é selecionado para projeto na África do Sul

Grupo do curso de Oceanografia é selecionado para projeto na África do Sul

Quatro estudantes e uma professora integram projeto oceanográfico internacional sobre as Correntes das Agulhas


por Wagner José Mezoni | 24/05/2022

Itajaí - Carolina Costa, Gustavo Munhoz, Lucas Gavazzoni e Thayse Fonseca, estudantes do curso de Oceanografia da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), acompanhados da professora e pesquisadora Camila Burigo Marin, foram selecionados para integrar equipe de programa de treinamento e pesquisa na Corrente das Agulhas, localizada no sudoeste do oceano Índico, junto à costa oriental da África do Sul.

2022-05-24-agulhas.png

O treinamento, que ocorre entre os dias 27 de junho e 7 de julho, contará com pesquisadores de diversas instituições e tem como foco a formação de profissionais, troca de experiências, tecnologia e a realização de pesquisas oceanográficas. Na ocasião, a professora Camila palestrará sobre qualidade de água e análise de microplásticos.

Para a atividade, o grupo da Univali desloca-se até a Cidade do Cabo, capital da África do Sul, onde receberá parte do treinamento. Na sequência eles embarcam para o cruzeiro oceanográfico no navio SA Agulhas II, do Departamento de Florestas, Pescas e Meio Ambiente da África do Sul. Na ocasião ocorrerá o treinamento combinado com pesquisa de uma série de estações de coleta ao longo da Corrente das Agulhas. 

Conhecido como Agulhas System Climate Array (Asca), a iniciativa é um projeto oceanográfico internacional desenvolvido pela África do Sul em parceria com Estados Unidos e a Holanda. O foco da coleta de amostras é monitorar o sistema de Correntes das Agulhas para, por meio de diversos indicadores oceanográficos, acompanhar sua influência no clima bem como possíveis alterações provocadas pela ação humana. 

Outras informações: (47) 3341-7721, com a professora e pesquisadora Camila Burigo Marin.​
  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade