“Conexão Saúde” contempla série de atividades remotas sobre temas atuais

Palestras e socialização de trabalhos científicos integram o evento

por Natália Uriarte Vieira | 22/06/2020

​Santa Catarina – Entre os dias 22 de junho e 11 de julho, ocorre o “Conexão Saúde", o evento que fomenta o diálogo e a socialização do conhecimento das atividades de ensino, extensão e da produção científica desenvolvida pelos cursos de graduação da Escola de Ciências da Saúde (ECS) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). As atividades remotas envolvem os dez cursos da Escola, com mais de 200 possibilidades de inscrições.

conexão saúde.jpg

Neste período serão realizadas as Semanas de Iniciação Científica, Semanas Acadêmicas, Jornadas e Mostras Científicas dos cursos. As bancas de apresentação dos trabalhos terão salas de aula online com a possibilidade dos interessados assistirem as exposições. Além disso, haverá palestras relacionadas a assuntos do mercado de trabalho, desafios, tendências da área, relatos e cuidados para com os profissionais de saúde atuantes na linha de frente no combate à Covid-19. As atividades serão transmitidas pela plataforma de aprendizagem Blackboard.

Entre as palestras destaca-se o diálogo que ocorrerá no dia 4 de julho (sábado), às 9h30, intitulado “Cuidado de Si e Autocompaixão para Profissionais da Saúde", ministrado pela psicóloga Marina Corbetta Benedet e pelo educador físico George Saliba, ambos docentes da ECS da Univali. Já no dia 11 de julho (sábado), às 14h, acontece a palestra sobre os impactos biopsicossociais da Covid-19 e as estratégias de cuidado, conduzida pelos professores da Escola, Roberta Borghetti Alves, psicóloga e responsável pelo Programa Acolher, e Pablo Sebastian Velho, médico infectologista e coordenador do curso de Medicina da Univali.

A professora Luciane Angela Nottar Nesello, diretora da Escola de Ciências da Saúde, comenta que o mundo passou a ter uma nova dinâmica. De acordo com ela, os protocolos sanitários e normativas de convívio social desencadeados pela proporção tomada pela pandemia da Covid-19 trouxeram, além da natural preocupação da população, uma quantidade exponencial de informação. Contudo, Luciane alerta que, diante disto, é imprescindível que estas informações sejam de fontes confiáveis, com conteúdo elucidativo, baseado em estudos científicos e tecnológicos. “O Conexão Saúde abordará exatamente isso, com temáticas relativas ao esclarecimento e enfrentamento deste momento de fragilidade, que atingiu o mundo e o nosso país", afirma a diretora.

As inscrições estão disponíveis, de forma gratuita, clicando aqui

Confira a programação completa do evento no arquivo abaixo: