Conexão Saúde

por Luciane Angela Nottar Nesello | 04/07/2020

​O mundo passa a ter uma nova dinâmica. Os protocolos sanitários e normativas de convívio social desencadeados pela proporção tomada pela pandemia do COVID-19 trouxeram, além de natural preocupação à população, quantidade exponencial de informações. Contudo, é imprescindível que estas sejam de fontes confiáveis, tenham conteúdo elucidativo, baseado em estudos científicos e tecnológicos.

Diante deste cenário, o evento Conexão Saúde da Escola de Ciências da Saúde, abordará temáticas relativas ao esclarecimento e enfrentamento deste momento de fragilidade, que atingiu o mundo e nosso país.

Objetivo

- Contribuir para formação holística dos participantes, conectando conhecimento científico, o fazer profissional, valores e atitudes, considerando o atual cenário de saúde decorrente da pandemia;

- Promover a integração de saberes científicos transdisciplinares e interprofissionais com vistas as práticas colaborativas que permitam a organização do cuidado em saúde e promovam a integração das ações.

- Articular ambiente propício a troca de experiências entre a comunidade acadêmica.

04/07/2020:
Temática: Cuidado de Si e Autocompaixão para Profissionais da Saúde
Convidados: Profa. Marina Corbetta Benedet e Prof. George Saliba Manske
Horário: 09h30min às 11h30min
Link do Ambiente Virtual: https://us.bbcollab.com/guest/67f6f938afa2409993fa134756000027

11/07/2020:
Temática: Impactos Biopsicossociais da Covid-19 e Estratégias de Cuidado
Convidados: Profa. Roberta Borghetti Alves e Prof. Pablo Sebastian Velho
Horário: 14h00min às 16h00min
Link do Ambiente Virtual: https://us.bbcollab.com/guest/87680eb984144a9a9f90dfb59e8945fc

Ministrantes

Marina Corbetta Benedet
Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí, especialização em Psicopedagogia Escolar e Clínica pela Universidade da Região de Joinville (Univille) e Instituto Superior de Educação e Pós-Graduação (ISEPG), mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente atua como professora do curso de Psicologia, Fisioterapia e Nutrição da Universidade do Vale do Itajaí.

George Saliba Manske
Possui graduação em Licenciatura em Educação Física e especialização em Pedagogias do Corpo e da Saúde, mestrado e doutorado em Educação na linha de pesquisa Estudos Culturais em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Gestão do Trabalho (PPGSGT) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) na Universidade do Vale do Itajaí. Tem experiência nas áreas da Educação, da Educação Física e da Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: corpos, culturas, biopolíticas, pedagogias culturais, medicalização e formação profissional.

Roberta Borghetti Alves
Doutora e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Responsável pelo Programa de Saúde Mental Universitária (ACOLHER) da Universidade do Vale do Itajaí. Docente do Curso de Psicologia e do Mestrado profissional de Psicologia da UNIVALI. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-Ambiente (ABRAPA). Conselheira do décimo plenário do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-12). Responsável pela Comissão Psicologia na Gestão de Riscos e Desastres e pelo Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) no CRP-12. Realiza pesquisa voltadas as temáticas de Psicometria, Saúde Coletiva, Psicologia Ambiental e Gestão Integral de Riscos e Desastres.

Pablo Sebastian Velho
Graduado em Medicina pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e residência em Infectologia pela mesma Universidade. Atualmente é Coordenador do Curso de Medicina da Universidade do Vale do Itajaí e Infectologista em Navegantes, atuando principalmente nos seguintes temas: infecção pelo HIV/AIDS, hepatites virais, tuberculose e hanseníase.

Data: 04 a 11 de julho de 2020
Local: O evento ocorrerá via Ambiente Virtual (Plataforma BlackBoard)
Valor: Isento

Responsável: Luciane Angela Nottar Nesello