Alumnus conta como a Espanha lida com a crise do Coronavírus

Egresso mora em Madri e está em confinamento desde a segunda semana de março

por Natália Uriarte Vieira | 01/04/2020

Santa Catarina – Entre as viagens a trabalho periódicas há sempre uma parada no mês, em casa, na cidade de Madrid, na Espanha. Foi justamente neste período que o país decretou estado de alerta por conta do Coronavírus (Covid) e Felipe Braz​ Costa, alumnus (egresso) de Publicidade e Propaganda da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), entrou no confinamento determinado e conta como a Espanha vem lidando com a crise.

Ele é diretor de arte sênior da Art Director da Ogilvy Social-Lab, sediada em Bruxelas, na Bélgica, que tem unidades e pessoas trabalhando de forma remota, em diversos países e cidades do mundo. Por isso, segundo o publicitário, a empresa não enfrentou problemas no trabalho remoto, mas está tendo que se adaptar por conta das mudanças em processos ajustados pelos seus próprios clientes, desde a estratégia criativa até o fluxo de aprovação dos projetos.

Costa diz que, incialmente, as escolas e universidades foram fechadas na Espanha, seguidas de outros estabelecimentos. Funcionam apenas serviços essenciais como supermercados e farmácias. O egresso descreve uma de suas últimas saídas de casa, na capital espanhola, para ir ao supermercado. A sensação, segundo ele, é de medo e apreensão, em um cenário de poucas pessoas na rua, distanciamento, e algumas com luvas e máscaras de proteção.

O alumnus alerta que, depois da Itália, a Espanha é o país da Europa mais afetado pela pandemia. O efeito é cascata, o que acontece lá replica-se para outros países da Europa e ele acredita que aplique-se também no Brasil e no resto do mundo. A dica dele é manter a calma, seguir as orientações dos órgãos de saúde, ficar em casa e cuidar do público mais vulnerável: “O modo mais eficaz de resolver esse problema sem que o sistema de saúde entre em colapso é mesmo ficar em casa, manter a calma, manter o isolamento o máximo possível, cuidar bastante dos idosos e havendo qualquer sinal de sintomas, monitorar e seguir as orientações dos órgãos de saúde. Fiquem bem".