Univali debate temáticas transversais sobre o cenário atual da Enfermagem

Programação de diálogos inicia na quarta-feira, dia 12 de maio

por Wesley Martins | 05/05/2021

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) promoverá uma série de diálogos sobre o cenário atual da Enfermagem, entre os dias 12 e 20 de maio, no ambiente virtual. As discussões integram a programação da 82ª Semana Brasileira de Enfermagem, organizada pela Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), que tem como tema central “O trabalho em enfermagem no contexto de crise".

A Semana tem como objetivo discutir o que é equidade e o que é prática de enfermagem com equidade, com base na historicidade, determinação social e constituição da enfermagem enquanto profissão; Conhecer, divulgar e disseminar experiências exitosas relacionadas à prática de enfermagem com equidade nos âmbitos da assistência, do ensino, da investigação, da gestão e em outros cenários de atuação; e relacionar o trabalho da enfermagem com equidade com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, tendo como base a saúde como direito do cidadão e dever do Estado.

Os debates serão desenvolvidos a partir dos seguintes eixos aglutinadores de debates, mobilizações e participação de profissionais e estudantes de enfermagem: Eixo 1- Em defesa do trabalho e da educação em enfermagem: saúde, dignidade e valor. Eixo 2- Em defesa da sustentabilidade do SUS, da saúde e da vida em sua diversidade.

A programação da Universidade contempla uma roda de conversa sobre o trabalho de enfermagem no contexto de crise: nível local e nível estadual, no dia 13 de maio, quinta-feira, às 19h; já na segunda-feira, 17, às 19h, a discussão pautará a vivencia na urgência e emergência da enfermagem durante a pandemia COVID-19; no dia 18 de maio, terça-feira, às 14h, o debate será sobre “A saúde mental da enfermagem durante a pandemia COVID-19". No dia 19 de maio, quarta-feira, às 8h, haverá uma conversa sobre “O papel da mulher e enfermeira no contexto de crise" e, na quinta-feira, dia 20, às 8h, a apresentação do Top-5. No mesmo dia ocorre o encerramento da Semana e reativação da Liga Acadêmica de Estoma terapia.

O cronograma completo e as inscrições, que são gratuitas, estão disponíveis aqui​

Mais informações: mcunha@univali.br, com a professora Mayara Ana da Cunha Kersten