Projetos da Univali são destaque no 8º Fiepe

Iniciativas foram reconhecidas pelo caráter de pesquisa e inovação

por Carina Carboni | 20/04/2023

​Projetos ligados à Universidade do Vale do Itajaí (Univali) foram destaque durante o 8º Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão (Fiepe) que ocorreu entre os dias 17 e 19 de abril, em Criciúma (SC). O evento, que teve a participação das 14 instituições de ensino superior ligadas à Associação Catarinense das Fundações Educacionais - Acafe, teve como objetivo incentivar a integração entre o ensino, pesquisa, extensão e inovação e socializar a produção científica. A edição deste ano aconteceu no campus da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).

certo.jpeg

A gerente de pesquisa e pós-graduação da Univali, Fátima de Campos Buzzi, destacou a importância do Fiepe para estimular a integração entre ensino, pesquisa, extensão e inovação. "Este evento demonstra a força da produção científica em Santa Catarina, possibilitando uma troca rica de conhecimentos e experiências que, sem dúvida, geram um impacto positivo na formação de nossos acadêmicos", disse a professora.

A Univali apresentou 12 produções acadêmicas durante o Fiepe, com dois pôsteres recebendo menção honrosa. Também foram compartilhados dois cases de sucesso na forma de painéis orais: Emulsicare®: um case bem-sucedido de pesquisa, inovação e empreendedorismo e o projeto de extensão do Núcleo de Apoio ao Migrante – NAM da Univali.

Além disso, os alunos da Univali estiveram presentes em todas as três equipes premiadas no I Desafio Challenge, sendo que uma delas contou com mentoria de um docente da Univali, o professor Marco Aurelio Petrelli.

univali fiepe 2023.jpg

A coordenadora de inovação da Univali, Janaina Lorenzi Tomio, também foi nomeada como coordenadora adjunta da Câmara de Inovação da Acafe durante o evento.

Projetos em destaque no VIII Fiepe

Na categoria pesquisa, o destaque foi para a proposta “Agonista parcial de PPAR gama como alternativa para a prevenção e tratamento da neuropatia periférica induzida por quimioterápicos", de autoria de Renata de Faveri, Thiago Patrício Corrêa, Yasmin Beatrisse Klein Patel, Eduarda Signorini Pereira, Nara Lins Meira Quintão e José Roberto Santin.

Já a iniciativa “Futuros Disruptivos: Programa de aprendizagem criativa para os alunos do ensino fundamental, baseado na abordagem do design thinking", de autoria de Bianka Cappucci Frisoni, Janaina Lorenzi Tomio, Mirian Terres, Greice Mere Botelho e Thaís Kouketsu, foi reconhecida na categoria inovação.