Professores da Univali conquistam Bolsas de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Dez professores foram contemplados na chamada 09/2022

por Roberta Ramos | 14/02/2023

Dez professores da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) conquistaram Bolsas de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na chamada 09/2022.

No total, a Univali conta com 26 bolsistas e nesta chamada foram selecionados três novos pesquisadores, seis tiveram a bolsa renovada e um mudou de nível. A Bolsa de Produtividade em Pesquisa é concedida desde 1976 nos níveis 1A, 1B, 1C, 1D e 2 a pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento.

Univali CNPq 14-02-2023.jpgFoto: Dales Hoeckesfeld

Foram selecionados no nível PQ-2 os professores Carlos Ricardo Rossetto, Claudemir Marcos Radetski, Dinorá Eliete Floriani, Laio Oriel Seman, Luisa Mota da Silva, Márcia Maria de Souza, Marcus Polette, Priscila de Souza e Regina Célia Linhares Hostins. O reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho, obteve ascensão para o nível PQ-1B.

“As Bolsas de Produtividade são destinadas a pesquisadores de destaque em suas áreas e são extremamente importantes para incentivar o aumento de suas produções. Este resultado valoriza a produção científica e a formação de recursos humanos dos pesquisadores, bem como demonstra a qualidade dos trabalhos realizados em nossa Universidade", destaca o vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professor Rogério Corrêa.

Atualmente, são cerca de 15 mil bolsistas contemplados no país. Para estar apto a receber Bolsa Produtividade em Pesquisa na categoria 1 é preciso ter obtido título de doutor ou livre docente até o ano de 2014. Para a categoria 2 é necessário ter obtido título de doutor ou livre docente até 2019.

“É uma alegria imensa ver o reconhecimento de nossos pesquisadores e o fortalecimento da Univali como referência em pesquisa em Santa Catarina. Este resultado é fruto da dedicação dos professores e também de uma gestão que busca continuamente o crescimento da produção científica, tecnológica e da inovação. Em nome de toda a comunidade acadêmica parabenizo os colegas contemplados e reitero o compromisso da Universidade de seguir fomentando a pesquisa em todas as áreas do conhecimento", afirma o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.

Lista de Pesquisadores Univali - chamada 09/2022:

Carlos Ricardo Rossetto - PQ-2 (bolsa renovada)

Claudemir Marcos Radetski - PQ-2 (bolsa renovada)

Dinorá Eliete Floriani - PQ-2 (bolsa nova)

Laio Oriel Seman - PQ-2 (bolsa nova)

Luisa Mota da Silva - PQ-2 (bolsa renovada)

Márcia Maria de Souza - PQ-2 (bolsa renovada)

Marcus Polette - PQ-2 (bolsa renovada)

Priscila de Souza - PQ-2 (bolsa nova)

Regina Célia Linhares Hostins - PQ-2 (bolsa renovada)

Valdir Cechinel Filho - PQ-1B (promoção de nível)

Mais informações: Na Gerência de Pesquisa e Pós-Graduação – (47) 3341-7532.