Um projeto desenvolvido pela professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Marina Otte, em parceria com duas pesquisadoras da Universidade de São Paulo (USP), foi apresentado numa conferência mundial, nos Estados Unidos.

Foto: Ana Paula Guerra #ParaTodosVerem: Fotografia mostra mulher branca, de cabelos loiros e olhos claros sentada numa cadeira branca. Ela veste roupa preta e posa para a foto.
A apresentação do estudo ocorreu durante o 20th Anniversary Conference, evento realizado de 13 a 16 de setembro, em San Diego, na Califórnia. O evento científico foi promovido pela Academy of Neuroscience for Architecture – ANFA, uma entidade formada por neurocientistas, arquitetos e designers e reconhecida internacionalmente pelos estudos no segmento da neurociência.
“A neuroarquitetura é a arquitetura baseada em neurociência. Basicamente, trata-se de aproveitar o que já foi verificado por meio dos estudos da neurociência aos espaços arquitetônicos visando promover o bem-estar das pessoas.", explica Otte.
O trabalho desenvolvido em parceria com duas pesquisadoras da área de odontologia da USP, Yumi Tanabe de Moura Leite e Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, utilizou o conceito de neuroarquitetura para analisar duas clínicas odontológicas infantis.
“O objetivo do nosso estudo foi investigar como os espaços arquitetônicos de dois espaços de odontopediatria podiam afetar o comportamento dos pacientes. Após concluirmos a análise dos ambientes, observamos as suas características e fizemos sugestões, com base na neuroarquitetura, para tornar aqueles locais mais acolhedores", afirmou a docente da Univali.
Além desta atividade, no mesmo evento a professora Marina também contribuiu como coorientadora de um estudo sobre os espaços de recuperação no pós-ocupação, durante a pandemia de Covid-19. A atividade foi realizada em parceria com os pesquisadores Isadora Louise de Assis Campos (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG) e Adriano Pinto Gomes (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG).