• Univali
  • Notícias
  • Professora da Univali tem projeto de neuroarquitetura apresentado nos EUA

Professora da Univali tem projeto de neuroarquitetura apresentado nos EUA

Estudo fez sugestões para tornar clínicas de odontopediatria mais acolhedoras


por Carina Carboni | 18/09/2023

​Um projeto desenvolvido pela professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Marina Otte, em parceria com duas pesquisadoras da Universidade de São Paulo (USP), foi apresentado numa conferência mundial, nos Estados Unidos.

Marina Otte_Easy-Resize.com.jpg
Foto: Ana Paula Guerra #ParaTodosVerem: Fotografia mostra mulher branca, de cabelos loiros e olhos claros sentada numa cadeira branca. Ela veste roupa preta e posa para a foto.

A apresentação do estudo ocorreu durante o 20th Anniversary Conference, evento realizado de 13 a 16 de setembro, em San Diego, na Califórnia. O evento científico foi promovido pela Academy of Neuroscience for Architecture – ANFA, uma entidade formada por neurocientistas, arquitetos e designers e reconhecida internacionalmente pelos estudos no segmento da neurociência.

“A neuroarquitetura é a arquitetura baseada em neurociência. Basicamente, trata-se de aproveitar o que já foi verificado por meio dos estudos da neurociência aos espaços arquitetônicos visando promover o bem-estar das pessoas.", explica Otte.

O trabalho desenvolvido em parceria com duas pesquisadoras da área de odontologia da USP, Yumi Tanabe de Moura Leite e Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, utilizou o conceito de neuroarquitetura para analisar duas clínicas odontológicas infantis.

“O objetivo do nosso estudo foi investigar como os espaços arquitetônicos de dois espaços de odontopediatria podiam afetar o comportamento dos pacientes. Após concluirmos a análise dos ambientes, observamos as suas características e fizemos sugestões, com base na neuroarquitetura, para tornar aqueles locais mais acolhedores", afirmou a docente da Univali.

Além desta atividade, no mesmo evento a professora Marina também contribuiu como coorientadora de um estudo sobre os espaços de recuperação no pós-ocupação, durante a pandemia de Covid-19. A atividade foi realizada em parceria com os pesquisadores Isadora Louise de Assis Campos (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG) e Adriano Pinto Gomes (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG).

  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade