• Univali
  • Notícias
  • Laboratório da Univali produz maquetes com técnicas de fabricação digital

Laboratório da Univali produz maquetes com técnicas de fabricação digital

Produção visa a análise do desempenho de temperatura e luminosidade em edificações e ambientes urbanos


por Roberta Ramos | 09/08/2022

O Laboratório de Conforto Ambiental (Laca) do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) em Balneário Camboriú está produzindo maquetes de edificações utilizando técnicas de fabricação digital. A produção das peças visa a análise do desempenho de temperatura e luminosidade em edificações e ambientes urbanos.

Laca Univali 09-08-2022 (3).jpg

Os primeiros protótipos são baseados no projeto da Biblioteca da Univali no Campus Balneário Camboriú. Para a produção dos modelos foram utilizadas técnicas de impressão 3D e corte a laser. As peças foram produzidas em parceria com a empresa Print Box 3D.

Laca Univali 09-08-2022 (1).jpg 

As etapas de produção dos protótipos são modelagem digital 3D, considerando a especificidade de cada equipamento que será utilizado na fabricação, produção em diferentes peças e montagem. O trabalho resulta em modelos físicos precisos, detalhados e de rápida produção.

“Além da função de representação de objetos arquitetônicos, a criação dos modelos visa a elaboração de análises de insolação utilizando o heliodon, simulador físico de trajetórias solares disponível no Laca. Essa análise possibilita a produção de estudos relacionados ao desempenho térmico e lumínico das mais variadas edificações" explica o professor Rafael Prado Cartana.

​​​Laca Univali 09-08-2022 (2).jpg

O Laca desenvolve pesquisas com foco na observação de fenômenos físicos, no conforto termoacústico dos ambientes e no consumo de energia. Os protótipos das maquetes foram desenvolvidos em conjunto com os monitores Bruno Smaniotto, Dhéssica Rezende e Bibiana Almeida Prado.

 

Mais informações: com professor Rafael Prado Cartana - cartana@univali.br.

 


  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade