Egressa do mestrado da Univali vence premiação nacional

Prêmio Innovare reconheceu iniciativa voltada aos refugiados no país


por Carina Carboni | 19/12/2022

A egressa do Mestrado em Direito das Migrações Transnacionais da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Denise Abreu Cavalcanti, foi uma das vencedoras da 19ª edição do Prêmio Innovare. A advogada foi reconhecida por ter desenvolvido um projeto que oferece assessoria jurídica gratuita aos migrantes e refugiados em situação de extrema vulnerabilidade.

O coordenador do Mestrado em Direito das Migrações Transnacionais, Rafael Padilha dos Santos, afirma que a Univali contribuiu com o projeto por meio do atendimento e regularização de documentos do público migrante.

premio innovare 19 edição mestrado univali.jpg

“Além do suporte oferecido por meio do Mestrado em Direito das Migrações Transnacionais e do Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica, a Universidade também apoiou através do Escritório Modelo de Advocacia e do Núcleo de Apoio ao Migrante. Estes serviços integram o Laboratório de Práticas Profissionais da Univali e tem o envolvimento dos cursos de Direito e Relações Internacionais. Os atendimentos, realizados pelos acadêmicos, são supervisionados pelos professores da Univali", conta o professor.

O Projeto de Assessoria Jurídica Voluntária nasceu em 2019, quando Denise Abreu Cavalcanti participou da Operação Acolhida, voltada ao atendimento de imigrantes venezuelanos. No ano seguinte, com o apoio dos advogados Millena Bruna da Silva Lopes, João Paulo Gomes Monteiro Barbosa e Andreia Freitas Vallandro, a advogada deu continuidade ao trabalho que passou a receber o apoio de acadêmicos, do Tribunal de Justiça de Roraima e da Univali.

Sobre a premiação

O Prêmio Innovare é reconhecido, nacionalmente, por evidenciar ações que contribuem com o aprimoramento da Justiça no Brasil. A cerimônia de premiação desta edição ocorreu no dia 7 de dezembro, no Salão Branco do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília (DF).

Este ano foram aproximadamente 550 trabalhos inscritos. A iniciativa, desenvolvida pela egressa da Univali no Estado de Roraima, foi vencedora na categoria “Advocacia". Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública e Justiça e Cidadania foram mais áreas reconhecidas pelo Prêmio.

Mais informações: com o coordenador do Mestrado em Direito das Migrações Transnacionais, Rafael Padilha dos Santos - (47) 3341-4260.​



  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade