Introdução ao ORCID iD


​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​A ORCID (Open Researcher and Contributor iD) é uma organização sem fins lucrativos que fornece um identificador digital persistente para pesquisadores denominado ORCID iD (em inglês se fala órkid-aidí) ou, de forma resumida, ORCiD. O ORCiD foi desenvolvido por um grupo de editoras internacionais, entre as quais a Thomson Reuters/Clarivate Analytics, Elsevier, Springer-Nature, ISNI, Wiley, etc.

O ORCiD distingue o usuário de todos os outros pesquisadores, especialmente daqueles que têm nome igual ou muito similar, resolvendo ambiguidades de identificação. Cada pesquisador pode conectar seu ORCID iD com suas informações profissionais – afiliações, financiamentos de projetos, publicações, atividades de revisão por pares e muito mais. Um pesquisador ainda pode usar o seu ORCID iD para compartilhar suas informações com outros sistemas, garantindo o reconhecimento de todas as suas contribuições, economizando tempo e aborrecimento e reduzindo o risco de erros.

Quais os benefícios de se ter um perfil ORCID iD ?

Além da identificação exclusiva, ter um ORCID iD traz uma série de benefícios ao pesquisador, incluindo:

CV Universal

CV Universal
A ORCID disponibiliza ao pesquisador a possibilidade de construir uma página de curriculum vitae conhecida e reconhecida internacionalmente. Nesta página, o pesquisador pode:

  1. Incluir um resumo da sua biografia (a short bio).

  2. Indicar suas afiliações atuais e seu histórico profissional.

  3. Registrar sua formação acadêmica (graduação e pós-graduação), posições como convidado e vínculos a sociedades científicas.

  4. Registrar seu histórico de projetos de pesquisa e de financiamentos.

  5. Registrar seu histórico de publicações com possibilidade de importação automática de dados via DOI, Crossref e Scopus, entre outros.

  6. Registrar seu histórico de revisões por pares verificadas na plataforma Publons da Clarivate Analytics.

  7. Divulgar seu endereço de e-mail para contato.

  8. Indicar as diferentes formas pelas quais seu nome é citado na literatura (“também conhecido como").

  9. Listar links para seus perfis em outras plataformas, tais como Lattes, LinkedIn, Google Scholar e ResearchGate, entre outras.​

Atualização automática das suas publicações

A ORCID permite que você conecte seu ORCID iD a outros sistemas de identificação de autores científicos, tais como o Scopus Author ID; e à CrossRef, agência de registro de DOI (Digital Object Identifier). Essas conexões permitem o intercâmbio das informações sobre as suas produções já indexadas e habilitam a atualização automática do seu ORCID iD quando um trabalho novo é publicado e indexado por esses sistemas.

Autenticação facilitada

Muitas plataformas permitem que os usuários se registrem ou entrem no seu sistema usando suas credenciais ORCID para economizar tempo e esforço. Com isso, você não precisa acompanhar vários nomes de usuário e senhas e obtém, imediatamente, um ORCID iD autenticado. Ao mesmo tempo, você pode solicitar permissão para ler ou atualizar o registro ORCID para atualizações automáticas.

​​
Outros benefícios

Diversas agências de fomento e editoras científicas passaram a exigir dos proponentes de projetos e autores de trabalhos, respectivamente, os seus identificadores ORCID como forma de assegurar a correta identificação dos seus usuários. Além disso, o ORCID iD tem se tornado um padrão universal de facto para identificação de pesquisadores e divulgação de seus currículos acadêmicos. Logo, ter um ORCID iD se tornou uma necessidade.​




Seu registro no ORCID iD​​​


Quais os benefícios de se registrar no ORCID iD?

Na Univali, estamos iniciando um movimento para que todos os pesquisadores da Instituição tenham seu ORCID iD e procurem utilizar essa plataforma para conferir maior visibilidade internacional às suas atividades de pesquisa. Para isso, gostaríamos de orientá-lo a se registrar na ORCID e, ao seu tempo, realizar a alimentação de dados do seu CV.

Como criar o seu perfil ORCID iD?

Como todos nós já temos nosso CV Lattes em português, sugerimos, fortemente, que torne seu ORCID iD uma versão internacional, em inglês, do seu currículo. Importante observar que o ORCID iD é mais conciso que o Lattes e há menos categorias de dados a serem alimentadas. Mesmo assim, para economizar seu tempo, procure priorizar o registro de suas informações e produções mais atuais e mais relevantes (e.g. artigos recentes em periódicos internacionais de alto impacto). Além disso, cabe reforçar que suas produções científicas já indexadas em outros sistemas, tais como Scopus e Web of Science, podem ser importadas automaticamente após a conexão das contas, facilitando a alimentação de informações no seu ORCID iD.

Para quem ainda não possui seu ORCID iD, seguem os primeiros passos para criar seu registro:

  1. Acesse o site http://www.orcid.org.

  2. Selecione o idioma de preferência da interface (ver canto superior direito) – ex.: English ou Português.

  3. Clique em SIGN IN/REGISTER (English) ou ENTRAR/REGISTRAR (Português).

  4. Clique em Register now (English) ou Registre-se para um ORCID iD (Português).

  5. Leia os termos e as condições da ORCID (recomendado) e forneça seus dados cadastrais.

  6. Conclua seu registro.

Se você já tem o seu ORCID iD, precisa alimentar o seu CV com informações. Como conteúdo inicial, recomendamos que você inclua este conjunto mínimo de informações para que outros pesquisadores possam conhecer você melhor:

  1. Biography/Biografia: um resumo da sua trajetória acadêmica (em inglês ou nos dois idiomas – inglês e português).

  2. Employment/Emprego: seu vínculo atual com a Univali.

  3. Education and qualifications/Educação e qualificações: sua titulação mais alta.

  4. Also known as/Também conhecido como: as diferentes formas de citação ao seu nome (importante para a busca do seu nome na plataforma).

  5. Websites & Social Links/Websites: links para suas outras páginas profissionais (ex.: Lattes, LinkedIn, Google Scholar) ou pessoais.

  6. Keywords/Palavras-chave: seus tópicos de interesse (em inglês ou nos dois idiomas –inglês e português).

  7. E-mail: caso queira que outros pesquisadores possam entrar em contato.

Exemplos

Abaixo, listamos alguns ORCID iD de pesquisadores da Univali para você conferir e se basear na hora de importar e registrar os dados do seu ORCID iD: 

Pesquisadores da área de Ciências Exatas
https://orcid.org/0000-0003-3039-4410
https://orcid.org/0000-0001-5791-6958 

Pesquisadores da área de Ciências da Vida
https://orcid.org/0000-0003-2243-1701
https://orcid.org/0000-0003-0585-8789 

Pesquisadores da área de Ciências Humanas
https://orcid.org/0000-0001-8224-7354
https://orcid.org/0000-0001-8676-2804




Suas publicações no ORCID iD​

Agora que você já criou o seu perfil, apresentamos as alternativas para cadastrar sua produção científica no seu ORCID iD. ​

Como importar a produção científica já registrada no Lattes?

Infelizmente, as plataformas Lattes e ORCID ainda não estão integradas e não é possível realizar uma importação automática direta do seu CV Lattes para o seu ORCID iD. No entanto, existem serviços de terceiros que cobram para realizar essa importação de forma indireta e você pode encontrá-los fazendo uma busca na internet. Em vista disso, abaixo, apresentamos os diferentes procedimentos disponibilizados pela ORCID para registrar a sua produção bibliográfica no seu ORCID iD.​

Como conectar seu ORCID iD a outros IDs para importar os dados de suas publicações?

Antes de alimentar sua produção científica de forma manual, recomendamos que você procure conectar seu ORCID iD a outras plataformas que já possam ter informações sobre essas produções. Assim, você poderá importar esses dados automaticamente, economizando seu tempo. As organizações que oferecem esse recurso estão listadas no link disponível aqui

Dentre essas organizações, destacamos as seguintes bases: Scopus Author ID, CrossRef Metadata Search e Redalyc. A inclusão das publicações de um pesquisador em uma ou outra dessas bases depende da área de investigação e do perfil de produção.

Para conectar seu ORCID iD a uma dessas bases e importar os seus trabalhos, você deve ir até a seção Works/Trabalhos e clicar em +Add Works/+Adicionar trabalhos. Em seguida, você deve selecionar a primeira opção do menu apresentado: Search & Link/Pesquisar e conectar. Uma lista de organizações membro será apresentada. Selecione aquela em que você já possua sua produção bibliográfica cadastrada, clique no nome da organização e siga os procedimentos que serão apresentados. Os artigos listados serão exportados para o seu ORCID iD.

Algumas produções importadas por uma base poderão ser importadas novamente a partir de outra base. Normalmente, a ORCID combina as informações das duas fontes em uma só entrada (produção), dando a opção ao usuário de indicar a fonte preferencial de informação (ex.: Scopus, CrossRef, ou do próprio usuário). Mas, em alguns casos, essa combinação não ocorre automaticamente e a produção fica duplicada. Nesses casos, você precisa assinalar as produções duplicadas e solicitar a combinação manualmente. ​

Como adicionar trabalhos que já possuam DOI?

Após importar os trabalhos a partir das bases organizações conectadas, você pode realizar a importação de outros trabalhos utilizando apenas o DOI (Digital Object Identifier) do documento, de forma similar ao que você já faz no Lattes (o DOI é um identificador único que aponta para o local de armazenamento de um objeto digital). Na seção Works/Trabalhos, clique em +Add works/+Adicionar trabalhos e selecione a opção Add DOI/Adicionar DOI. Os dados da publicação serão importados automaticamente. Recomendamos sempre verificar se a produção já foi registrada previamente antes de adicioná-la.

Como adicionar trabalhos usando BibTeX?

Você pode adicionar os seus trabalhos utilizando suas descrições BibTeX. O BibTeX é um sistema de gerenciamento de referências que descreve as informações de um artigo na forma de uma estrutura de dados baseada nos metadados do documento. Essa descrição reúne os dados de cada produção e são disponibilizadas por muitas das bases bibliográficas. Por exemplo, no Google Scholar, você obtém a descrição BibTeX de uma publicação clicando no símbolo de aspas duplas  e, depois, no link BibTeX. Por exemplo, a descrição BibTeX do artigo “Deep learning" publicado na Nature tem este formato: 

@article{lecun2015deep,
  title={Deep learning},
  author={LeCun, Yann and Bengio, Yoshua and Hinton, Geoffrey},
  journal={nature},
  volume={521},
  number={7553},
  pages={436--444},
  year={2015},
  publisher={Nature Publishing Group}
} 

Você pode obter as descrições BibTeX das suas produções pelo Google Scholar ou por outras bases e reuni-las em um único arquivo .txt. Recomendamos que utilize o Bloco de Notas (Notepad) do Windows, ou outra ferramenta similar, para reunir esses dados e salvar em um arquivo sem formatações adicionais. 

Uma vez que você tenha um arquivo reunindo as descrições BibTeX das suas produções, na seção Works/Trabalhos do seu ORCID iD, clique em +Add works/+Adicionar trabalhos e selecione a opção Import BibTeX/Concectar BibTeX.  Na caixa de diálogo aberta, clique no botão Choose file/Escolher arquivo e selecione o arquivo. O ORCID vai listar todas as produções lidas do arquivo. Você pode adicionar cada uma delas individualmente, clicando no ícone de um disquete, ou todas de uma única vez, clicando no botão Save all/Salvar tudo. 

A título de curiosidade, saiba que os serviços de terceiros que importam o CV Lattes indiretamente extraem um arquivo BibTeX para cada tipo de produção a partir do arquivo de exportação do Lattes em formato XML (eXtensible Markup Language). Após, cada um desses arquivos deve ser selecionado para importação das produções no ORCID iD. 

Como adicionar trabalhos manualmente?

Uma vez esgotadas as possibilidades de importação dos dados das suas publicações, você pode registrar manualmente aquelas que ainda não foram importadas, da mesma forma que você já faz no Lattes. Para isso, na seção Works/Trabalhos, clique em +Add manually/+Fazer a conexão manualmente. Na caixa de diálogo apresentada, você precisará poderá entrar com os dados da produção. Não se esqueça de incluir o link de acesso para download do trabalho. Isso ajuda a conferir maior visibilidade às suas publicações.​

Como autorizar outro usuário a editar os dados de ORCID iD?

É recomendável que você se responsabilize pela criação e alimentação inicial dos dados do seu ORCID iD. Mas, caso você precise que outra pessoa alimente os dados do seu ORCID iD, basta conceder-lhe esse direito. Você não precisa ceder seus dados de acesso (usuário e senha), mas essa pessoa também deve ter seu próprio ORCID iD. Para isso, você deve acessar as suas configurações de conta, acessível pelo menu vinculado ao seu nome de usuário (no canto superior direito da janela), e indicar um ou mais indivíduos confiáveis (ou trusted individuals). Indivíduos confiáveis são outros detentores de ORCID iD a quem você concede a permissão para atualizar seu registro ORCID. Essa permissão pode ser revogada a qualquer momento.​




Saiba mais​​​ 

Você encontra vários tutoriais sobre o ORCID iD disponíveis na internet em diferentes formatos. Recomendamos que você assista primeiramente os vídeos oficiais da ORCID disponíveis aqui​.

Ou consulte o tutorial elaborado pela Gerência de Pesquisa e Pós-Graduação:

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