Introdução ao Google Acadêmico/Scholar


​​​​​​​​​O Google Scholar é uma ferramenta de busca do Google que permite pesquisar materiais acadêmicos de forma abrangente. Bem como a criação do seu perfil ID (Identificador Digital) Google Scholar o qual permite uma série de funcionalidades que poderá lhe auxiliar no seu trabalho com pesquisa, bem como com ensino e extensão e, lhe oportunizar visibilidade como pesquisador.  Neste tutorial, apresentaremos informações sobre uma como criar o seu perfil nela para aumentar a sua visibilidade como pesquisador e verificar as suas métricas.

Quais os benefícios de se ter um perfil no Google Acadêmico/Scholar?

É uma ferramenta de busca do Google que permite pesquisar materiais acadêmicos de forma abrangente. O Acadêmico/Scholar busca referências em qualquer documento que esteja disponível na Web (incluindo versões eletrônicas de revistas e conferências). O seu registro no Google Acadêmico/Scholar confere a você uma página profissional que confere uma grande visibilidade a você como pesquisador podendo participar em rankings como o Ranking Web of Universities/Highly Cited Researchers. É possível também verificar quem cita suas publicações, visualizar todos os artigos que você foi citado, obter o índice h, visualizar gráficos e métricas de citação.

​​Seu registro no Google Acadêmico/Scholar

Como criar o seu perfil no Google Acadêmico/Scholar?

Para criar o seu perfil no Google Acadêmico/Scholar o primeiro passo é ter uma conta de e-mail no gmail, caso você não tenha pode criar um utilizando o endereço www.gmail.com. 

Depois disso você pode acessar o Google Acadêmico/Scholar clicando aqui. 

Clique em “Meu perfil" e preencha as informações solicitadas:
Nome completo – preencha seu nome como ele aparece nos seus artigos.
Afiliação – preencha o nome completo da Instituição vinculada.
E-mail para a verificação – utilize o seu e-mail institucional para verificação e para a associação à Universidade e para inclusão dos resultados de busca do Google acadêmico.
Áreas de interesse – cite as principais áreas que você queira divulgar publicamente.
Página inicial – caso tenha uma página profissional. 

Na próxima etapa, Etapa 2: Artigos. Preencha o seu nome no campo de busca e pesquise. Aparecerá uma lista de artigos de acordo com o seu nome cadastrado. É possível pesquisar usando diversas variações do mesmo nome. Selecione e adicione os artigos e/ou pesquise. É importante nesta etapa efetuar uma seleção detalhada das publicações evitando deixar documentos de fora ou incluir documentos de autoria diversa. Logo após sua conferência, avance para a próxima etapa. ​

Você será direcionado para a Etapa 3: Atualizações recomenda-se optar por “atualizar automaticamente a lista de artigos do meu perfil". Selecione a opção e clique em “ir para o meu perfil". 

Recomenda-se, neste momento, “tornar o perfil público" para garantir a visibilidade de seu perfil.

Como gerenciar o seu perfil?

Depois do seu perfil criado, ele será exibido com todas as publicações a ele vinculadas. Aproveite para mais alguns ajustes como: adicionar a sua foto e verificar o seu e-mail. 

Nessa etapa é possível adicionar, excluir, mesclar e exportar documentos. 

Aparecerá, então, a sua página na qual você poderá verificar em: 

Artigos: todos os seus artigos publicados. Importante verificar mais uma vez as publicações vinculadas evitando deixar documentos de fora ou incluir documentos de autoria diversa. 

  1. Ao lado da palavra título você verá um símbolo de   o qual habilita você adicionar grupos de artigos, adicionar artigos, adicionar artigo manualmente e configurar atualizações de artigos.

  2. Ao lado esquerdo de cada título de cada artigo há um quadrado em branco. Neste momento ao marcar o quadrado em branco antes da palavra título de um artigo que esteja duplicado ou que não seja de sua autoria você pode selecionar “excluir".  Você também utilizará este comando se quiser exportar a referência do artigo nos formatos BibTex, EndNote, RefMan e CSV.

  3. Ao lado direito de cada artigo você encontra o número de citações de cada artigo e o ano de publicação:

  • Ao clicar no ano você pode optar por visualizar a ordem dos mais citados ou a ordem cronológica.

  • Ao clicar no número de citações você será direcionado a uma página contendo todos os artigos que a sua publicação foi citada. Para cada artigo mostrado verifique que há o título, os autores, a revista, o ano e a editora de publicação. Ao lado, caso o pdf esteja disponível, estará visível [pdf] + base de dados, ao clicar nesta opção você será redirecionado ao artigo na sua base de dados original. 

Abaixo do resumo do artigo você poderá observar:

- O ícone de uma "estrela", ao clicar nela o artigo será automaticamente salvo em sua biblioteca do Google acadêmico/scholar.

- O ícone de "aspas duplas", ao clicar abre as citações nos formatos MLA, NBR 6023, APA e abaixo as opções para BibTex, EndNote, RefMan e RefWorks.

- "Citado por [número]", aparece o número de artigos que citaram o referido artigo (ao clicar no número você será redirecionado a uma página similar com esta lista de artigos).

- "Artigos relacionados", você tem acesso a artigos sobre temáticas similares, mas que não estão referenciados.

- "Todas as [número] versões", mostra caso o artigo esteja alocado em diferentes plataformas.

- Algumas citações tem o símbolo ">>" quando tiver outras formas de visualização, diferente da principal mostrada ao lado.

​             ​​4. Citado por: mostra um gráfico anual de suas citações, o seu índice h (h publicações com no mínimo h citações) e o índice i10 (número de publicações com no mínimo 10 citações) ambos mostrando o índice total e o índice mais “recente" considerando os últimos 5 anos. Ao clicar nas barras verticais você pode verificar a quantidade de citações por ano. 

Coautores:
  clique em editar e você pode procurar os coautores de suas publicações e clicar no símbolo "+" (ícone de adição) para adicionar e, caso seja adicionado algum pesquisador que não seja seu colaborador poderá exclui-lo no símbolo "-" (ícone de subtração).​


Alertas Google Acadêmico/Scholar

Agora que você já criou e já sabe gerenciar o seu perfil no Google Acadêmico/Scholar, você poderá aprender de uma forma simples como acompanhar as citações de seus artigos. Neste tutorial, apresentaremos informações sobre uma como criar alertas no seu perfil para ficar sempre por dentro das publicações de sua área.

Quais os benefícios de cadastrar os Alertas no Google Acadêmico/Scholar

Você poderá receber por e-mail uma notificação sempre que novos resultados sobre um tópico cadastrado aparecer na Pesquisa Google. Por exemplo, você poderá receber informações sobre notícias, temas relevantes, autores específicos ou referências ao seu nome (caso o inclua na pesquisa) sempre que você for citado por outro pesquisador.

Como criar um alerta no Google Acadêmico/Scholar?

1. Acesse o Alertas do Google.

2. Na caixa localizada na parte superior da tela, digite um tópico que você deseja acompanhar.

3. Para alterar suas configurações, clique em Mostrar opções. É possível alterar:

  • a frequência com que você recebe notificações;

  • os tipos de sites exibidos;

  • seu idioma;

  • a parte do mundo de onde você deseja que as informações venham;

  • quantos resultados você deseja ver;

  • quais contas recebem o alerta.

4. Clique em Criar alerta. Você receberá e-mails sempre que houver resultados de pesquisa correspondentes as suas configurações.

Como editar um alerta?

1. Acesse o Alertas do Google.

2. Ao lado de um alerta, clique em Editar.

3. Se você não vir nenhuma opção, clique em Mostrar opções.

4. Faça suas alterações.

5. Clique em Atualizar alerta.

6. Para alterar a forma como você recebe alertas, clique em Configurações (ícone de engrenagem), marque as opções desejadas e clique em Salvar.

Como excluir um alerta?

1. Acesse o Alertas do Google.

2. Ao lado do alerta que você deseja remover, clique em Excluir.

3. Opcional: Também é possível excluir um alerta clicando em Cancelar inscrição na parte inferior de um e-mail de alerta.​




Saiba mais​

Você encontra vários tutoriais sobre o Google Acadêmico/Scholar disponíveis na internet em diferentes formatos.

Recomendamos que você verifique a ajuda oficial da Google disponíveis aqui​.

Ou consulte o tutorial elaborado pela Gerência de Pesquisa e Pós-Graduação:

 

    Univali

    Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

    Política de Cookies

    Política de Privacidade