Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade

​​​Projetos de Extens​​​​​ão

Arquitetura e Cidades Saudáveis

A proposta é desenvolver ações de qualificação ambiental dos espaços e equipamentos urbanos nos municípios pertencentes à Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), fortalecendo os vínculos entre a Univali, a comunidade e a cidade. Objetiva a recuperação das condições espaciais de áreas livres, de uso público e equipamentos comunitários, considerando a participação dos usuários para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Nesse primeiro momento a equipe desenvolveu atividades relacionadas às condições espaciais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Balneário Camboriú, em parceria com a Prefeitura de Balneário Camboriú.​

Professora Responsável: Ana Paula Magalhaes Jeffe
E-mail: anajeffe@univali.br
Apresentação projeto de requalificação.jpg

Atelier Solidário

Elabora produtos utilizando materiais de descarte que, por meio da gestão criativa do design, contribuem na melhoria de vida das comunidades locais e à preservação do meio ambiente. As ações são realizadas por bolsistas, voluntários, professores e comunidade local. Após detectar os problemas sociais e ambientais da região, todos os envolvidos são convidados a colaborar com a manufatura dos artigos, utilizando materiais de descarte têxtil e/ou resíduos fabris de empresas da região. O projeto beneficiou, com a elaboração participativa de figurinos, o Grupo Musical Morro do Boi e o Projeto Oficinas do município de Balneário Camboriú.

Professora​ Responsável: Luciane Ropelatto
E-mail: luciane.r@univali.br​

Foto 01 - Figurinos Morro do Boi.jpg

Cidades Sustentáveis

O projeto visa tornar mais eficientes edificações públicas municipais em relação ao consumo de energia elétrica e água potável. Promove ações estruturantes visando melhoria no conforto térmico e luminoso, eficiência energética, redução do consumo de água potável e conscientização sobre sustentabilidade, além de executar ações práticas em uma escola de ensino fundamental na cidade de Camboriú (SC).

Professora Responsável: Carolina Rocha Carvalho
E-mails:carolina.carvalho@univali.br
Cozinha Cidadã: hortas dos afetos terapêuticos, aromáticos e culinários

Atua junto ao público jovem com o desenvolvimento de ações educativas sobre hortas terapêuticas com plantas medicinais, aromáticas e culinárias de base orgânica sustentável, que façam parte dos patrimônios agroalimentares das cozinhas da cidade de Bombinhas (SC). As atividades educativas sobre hortas e a cozinha ‘afetiva’ têm o propósito de levar os jovens a refletirem sobre a vida e o planeta em que vivem, suas responsabilidades individuais e coletivas com eles próprios, suas famílias e a comunidade.​

Professora Responsável: Yolanda Flores e Silva
E-mail:yolanda@univali.br​

​​Doutores da Beleza: articulando profissionalização, conhecimento e resgate social por meio da beleza e bem-estar

Atu​​a em duas frentes: 1) Desenvolvimento de ações voluntárias por professores e acadêmicos do Curso de Estética em instituições como asilos, creches e orfanatos, pelo oferecimento de atividades como massagem, penteados, unhas artísticas e maquilagens, as quais estimulam o bem-estar, a autoestima e a motivação do público beneficiado; 2) Oferta de cursos profissionalizantes de curta duraçã​o com treinamento profissional comunitário, gerando o​portunidades para mulheres e homens empreenderem na área da estética. As atividades são realizadas em parceria com a Fundação Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (FAEPI), o Centro de Referência a Assistência Social (CRAS) de Balneário Camboriú e o Programa Jovem Aprendiz da Univali.

Professora Responsável:
Denise Kruger Moser
-mail: moser.denise@univali.br

​​"Doutores da Beleza" no Âmbito Social

Desenvolve cursos profissionalizantes gratuitos na área de estética e bem-estar, beneficiando mulheres de baixa renda ou desempregadas moradoras dos bairros Monte Verde, Saco Grande, João Paulo, Trindade, Santo Antônio de Lisboa, Sambaqui e Ratones, Canasvieiras e Ingleses no município de Florianópolis.  Além dos cursos realizados no campus Florianópolis, o projeto estendeu suas atividades (cursos profissionalizantes) ao presídio feminino de Florianópolis, a fim de contribuir com a ressocialização das mulheres apenadas.

Professora Responsável: Silmara Hoepers
E-mail: silmaramh@univali.br​ ​​
​Oxigênio Central de Podcast
Atua na produção de programas temáticos e séries utilizando a linguagem e o suporte tecnológico do podcast. Quanto à linha editorial, os programas abordam temas de interesse público, com conteúdo educativo e pautas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Professor Responsável:
 André de Oliveira Pinheiro