Relações Internacionais

Campus Itajaí

4

conceito mec


2017

3

conceito enade


2017

Pesquisa

O curso de Relações Internacionais incentiva acadêmicos e professores a desenvolverem projetos para aprofundar os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso e  viabilizar a inserção dos acadêmicos no mercado de trabalho. Neste sentido, as atividades de pesquisa são impulsionadas pela Instituição através de políticas específicas.

Desta forma, a Univali, partindo do princípio de que ensino, pesquisa e extensão são unidades indissociáveis, possui como uma de suas metas conectar-se com as comunidades acadêmica e regional, dentro de uma concepção pluralista, interdisciplinar e interativa.

Para tanto, a universidade dispõe de instrumentos para incentivar a produção de alunos e professores: Programa integrado de Pós-graduação e Graduação (PIPG), direcionado a pesquisas realizadas nos cursos de mestrado e doutorado da Instituição; Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq); Programa de Bolsas de Iniciação Científica (ProBIC) e; Programa de Bolsas de Pesquisa do Artigo 170, estes últimos destinados a alunos da graduação.

Grupos de Estudos

Em reuniões semanais ou quinzenais, os Grupos de Estudos oferecem aos acadêmicos a discussão de temas não previstos nas matrizes curriculares dos cursos, em ambiente externo à sala de aula.

Resultados obtidos em 2017 – foram atingidos 928 alunos diretamente e 2.784 alunos de maneira indireta.

Atualmente, o Curso de Relações Internacionais de Itajaí possui os seguintes grupos de estudos em funcionamento:

Programas Oficiais de Pesquisa

Em parceria com o Programa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Governo do Estado de Santa Catarina, Prefeituras e empresas privadas, a Univali apoia a realização de projetos de pesquisa contando, atualmente, com sete programas de Bolsas de Pesquisa:

 - Iniciação Científica ProBIC / Univali
- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC / CNPq
- Artigo 170 / Governo Estadual
- Programa Integrado de Pós-Graduação e Graduação - PIPG
- Prêmio Mérito Universitário Catarinense - PMUC
- Artigo 171 - Programa de Bolsas do Fundo de apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES)
- Programa de Pesquisa Voluntária - PPV

Para mais informações sobre os programas de pesquisa oferecidos pela universidade clique aqui.

Programa de Apoio à Pesquisa

O fomento aos Programas Institucionais foi implementado pelo Fundo de Apoio à Pesquisa FAP/ Univali, através de bolsas de iniciação científica, alocação de carga horária e orçamento para realização do projeto.

O FAP foi criado em 1955, através das Resoluções nº 006/95/CEPE e nº 011/95/CUN. Este fundo, conforme consta do Art. 46 do Estatuto da Univali, incentiva o desenvolvimento e a promoção da excelência do seu Sistema de Pesquisa, através do financiamento, qualificação de Recursos Humanos, atividades de Pesquisa, infraestrutura de apoio e serviços. O FAP apoia os Programas de Iniciação Científica, a publicação de artigos científicos pelos docentes pesquisadores e a participação em eventos nacionais e internacionais.

Dados Gerais

Titulação

Bacharel em Relações Internacionais

Atos Regulatórios

​​​Reconhecimento: Portaria MEC nº 72, de 29/01/2015

Renovação do Reconhecimento: Portaria MEC nº 272, de 03/04/2017

Carga Horária

​2.700 horas

Duração

08 semestres.

Turno de Funcionamento

​Noturno

este curso está vinculado à Escola de Ciências Jurídicas e Sociais

vídeos

Copyright - univali.br - 2021 - Todos os direitos reservados