Relações Internacionais

Campus Itajaí

4

conceito mec


2017

3

conceito enade


2017

Outras Atividades

Nupex - Núcleo de Pesquisa e Extensão do Cejurps

O Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupex) do da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais tem como finalidade o incentivo à pesquisa e à extensão da Escola. Seu objetivo é fazer com que os alunos dos Cursos de Direito e Relações Internacionais entendam que, para ser um bom profissional, é preciso aliar o estudo (ensino) dentro e fora da universidade (extensão), para ser possível conhecer a realidade e os novos problemas da sociedade contemporânea, no desenvolvimento e na produção de conhecimento (pesquisa).

O NUPEX coordena, de acordo com a abrangência da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais, projetos desenvolvidos nas esferas da Pesquisa, como os grupos de estudos, da Extensão e da Cultura - Saiba mais.

Internacionalização

Tendo em vista o reconhecimento da importância de propiciar aos estudantes experiências, na forma de intercâmbio, o Curso de Relações Internacionais, por meio da Coordenadoria de Assuntos Internacionais da Univali, incentiva e oportuniza a sua comunidade discente e docente a realização de estudos fora do país.

O curso conta ainda com atividades, como Congressos Internacionais, Ciclo de Palestras, com participação de autoridades estrangeiras nas mais diversas linhas de pesquisa em Relações Internacionais. Acadêmicos e Professores que participaram de intercâmbio também possuem espaço para demonstrar suas experiências internacionais. O Curso conta ainda com Professores estrangeiros e com disciplinas ministradas em inglês e espanhol.

Quanto à mobilidade discente, destaca-se que o curso encaminha quantidade significativa de acadêmicos para intercâmbio no exterior e também recebe acadêmicos estrangeiros por meio do Programa de Intercâmbio de Alunos (PIA), Programa Santander Mundi e Programa de Bolsas Ibero-americanas Santander Universidades. Já por meio do Programa Top Espanha Santander Universidades são selecionados anualmente dois estudantes e um professor para curso de língua e cultural espanhola na Universidade de Salamanca.

Outras ações são criadas para intensificar a mobilidade docente e a mobilidade discente, encaminhando acadêmicos e professores para participar de congressos e eventos no exterior.

Programas e Projetos

O Curso oferta para os acadêmicos variados programas e projetos em parceria com demais centros, cursos e instituições para possibilitar oportunidades de debates sobre os conteúdos transmitidos aos acadêmicos em sala de aula, e em vários casos possibilitando a prática dos referidos conhecimentos! 

Segue abaixo alguns programas e projetos que levam o nome do Curso de Relações Internacionais da Univali: 

SAONU - Simulação da Assembleia Geral da ONU

A Simulação acadêmica é um evento que visa proporcionar uma experiência multidisciplinar, motivando a arte da negociação, da retórica, do convencimento e da pesquisa, momento em que os acadêmicos compreendem as responsabilidades e dificuldades que diplomatas e líderes enfrentam para representar um país. 

Congresso de Relações Internacionais

Este evento apresenta aos acadêmicos, por meio de palestras, mesas redondas, apresentações de pesquisas desenvolvidas pelo curso e debates, teses atuais das relações internacionais no mundo, além de fomentar a iniciação científica. A atividade conta com a participação de autoridades internacionais que ministram conferências nos períodos matutino e noturno. No período vespertino, acadêmicos pesquisadores apresentam suas investigações à audiência.

Tem como objetivos:

A) Oferecer palestras com profissionais experientes na política internacional;

B) Oportunizar a interação entre egressos e graduandos em Relações Internacionais;

C) Divulgar conhecimentos específicos sobre a carreira e o profissional das Relações Internacionais.

Semana de Iniciação Científica (SIC) , Aula Magna e Outros Eventos

O curso coloca em prática diversos eventos, desde mesas redondas, ciclos de palestras (estas em horário contra turno para não prejudicar o andamento das aulas) até a tradicional Aula Magna do Curso, realizada no início de cada semestre. Na Semana de Iniciação Científica (SIC) os acadêmicos formandos em relações internacionais apresentam ao restante dos alunos do cursos suas pesquisas, desenvolvidas durante o sétimo e o oitavo períodos.

Dados Gerais

Titulação

Bacharel em Relações Internacionais

Atos Regulatórios

​​​Reconhecimento: Portaria MEC nº 72, de 29/01/2015

Renovação do Reconhecimento: Portaria MEC nº 272, de 03/04/2017

Carga Horária

​2.700 horas

Duração

08 semestres.

Turno de Funcionamento

​Noturno

este curso está vinculado à Escola de Ciências Jurídicas e Sociais

vídeos

Copyright - univali.br - 2021 - Todos os direitos reservados