História

Campus Itajaí

4

conceito mec


2017

Extensão

 

Os licenciandos desenvolvem pesquisas desde o primeiro período na disciplina Prática Docente: Projetos Integrados e posteriormente na disciplina Estágio Supervisionado: Pesquisa da Prática Pedagógica, do quarto ao sétimo período.

O curso de História participa do Programa Institucional de Iniciação à Docência - Pibid que, como política pública de valorização da docência, contempla alunos das licenciaturas com bolsas no valor de R$ 400,00.

Programa Preoesde Licenciatura

O curso de extensão Organização Curricular na Educação Básica Catarinense consiste em desenvolver metodologias de modo que possibilite ao estudante fazer a reflexão teórica da Proposta Curricular de Santa Catarina - PCSC, por meio de aulas  teórico – práticas, seminários, atividades de estudo, e principalmente na perspectiva da pesquisa-ação desenvolvendo o projeto de intervenção. 

Projeto de Extensão Práticas Formativas para Escola e Comunidade

O Projeto de Extensão Práticas Formativas para Escola e Comunidade/Subprojeto Diversidade, tem como objetivo

  • Qualificar docentes que atuam no ensino fundamental na construção do processo educativo que trabalhe com as diferenças em respeito a Lei Federal 10.639/03  e a Lei 11.645/08. 

  • Oportunizar, aos licenciandos da Univali  e docentes de escolas públicas, espaços e possibilidades  de discussão e análise sobre a educação para a diversidade étnico racial.  

  • Relacionar as diferentes concepções históricas sobre diversidade étnico  racial e a valorização das memórias.

Responsável: Profº Msc. Rodrigo Milindre Gopnzalez – gonzalez@univali.br

Proler Univali

Os discentes do curso de História participam do projeto de extensão Proler Univali, vinculado a Escola de Educação, que consiste numa proposta de incentivo à cultura, com enfoque na leitura, e atuação nos municípios de abrangência da Univali. O Proler, com o objetivo de promover o desenvolvimento de atividades culturais e facilitar o acesso da comunidade à leitura e a outras manifestações artístico-culturais, está organizado em dois eixos: "Produção de arte e bens simbólicos" e "Cultura, educação e cidadania". Se desenvolve também para os alunos do CAU na Biblioteca Central, insere um projeto para leitura na Educação Infantil, as bebetecas, nas escolas e municípios da região e outras instituições como o Parque Dom Bosco.

Responsável: Profª Msc. Ana Cristina Bornhausen – anacardoso@univali.br

Instituto Grupo Poly

Convênio de cooperação firmado entre a Escola de Educação e o Instituto Grupo Poly, para o desenvolvimento de ações de extensão dos projetos de extensão Práticas formativas para Escola e Comunidade, Proler Univali, Educação musical: Ações Comunitárias para Inclusão e Desenvolvimento Social. Os projetos desenvolvem ações junto ao instituto de reforço escolar, oficinas e desenvolvimento social através da releitura das narrativas e memórias da comunidade local. 

Dados Gerais

Titulação

Licenciado em História

Atos Regulatórios

​​​Reconhecimento: Decreto Federal nº 71.650, de 02/01/1973

Renovação do Reconhecimento: Decreto Estadual nº 2.089, de 03/02/2009

2ª Renovação do Reconhecimento: Portaria MEC nº 548, de 05/06/2017

Carga Horária

3210 horas

Duração

8 semestres

Turno de Funcionamento

​Noturno

este curso está vinculado à Escola de Educação

vídeos

Copyright - univali.br - 2021 - Todos os direitos reservados