Fisioterapia

Campus Itajaí

4

conceito mec


2017

5

conceito enade


2019

Pesquisa

O Curso de Fisioterapia desenvolve as seguintes linhas de pesquisa: Epidemiologia, Saúde e Sociedade; Promoção, Educação e Prevenção no Processo Saúde-doença; Processos de Avaliação e Técnicas de Tratamento\cuidados em Fisioterapia e Saúde; Profissão, Trabalho e Formação em Fisioterapia e Saúde; e Estudos Experimentais Relacionados à Fisioterapia. 

Após vários debates no âmbito do Curso de Fisioterapia contatou-se a necessidade de readequação das linhas de pesquisa do curso, tendo em vista a mudança do perfil profissional sugerida pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, o Projeto pedagógico do curso e o novo currículo implantado. Atualmente o Curso segue as seguintes linhas de pesquisa:

Epidemiologia, saúde e sociedade

Investigações que buscam contribuir com a redução dos problemas de saúde na população, informando a situação de saúde através do diagnóstico, freqüência, distribuição dos eventos e segmentos afetados. Inclui estudos direcionados para a avaliação de serviços e tecnologias de saúde e para a vigilância em saúde (sanitária, epidemiológica e saúde do trabalhador). A Epidemiologia é a ciência básica da saúde pública e representa um marco para a projeção de ações coletivas de prevenção das doenças e seus determinantes, promovendo a saúde e o bem-estar social. Por ser altamente quantitativa e baseada em princípios de estatística, permite conhecer melhor a população, bem como o monitoramento dos problemas de saúde. 

Promoção,educação e prevenção no processo saúde-doença

Esta linha de pesquisa constitui-se em um campo interdisciplinar de conhecimentos e práticas, aborda o processo saúde-doença e suas relações com as políticas públicas, com o ambiente, com a atenção à saúde em todo ciclo vital e com a participação social. Tem a pretensão de propor alternativas para a melhoria da qualidade de vida da população, a partir da construção e aplicação de instrumentos de avaliação e estratégias de socialização dos saberes.

Processos de avaliação e técnicas de tratamento\cuidados em Fisioterapia e saúde

Estudos voltados para a compreensão e análise dos processos de avaliação físico-funcional em indivíduos normais e com disfunções e técnicas de tratamento fisioterapêutico. Busca a identificação do melhor conjunto de procedimentos fisioterapêuticos para atuar em todos os níveis de atenção à saúde (primário, secundário e terciário).

Profissão, trabalho e formação em Fisioterapia e saúde

Esta linha de pesquisa situa-se no campo do ensino em Fisioterapia e formação de recursos humanos no setor saúde.  Envolve três grandes áreas: o mundo do trabalho; os aspectos gerenciais que envolvem trabalho; e a formação do trabalhador no setor saúde. Nesse sentido, desenvolve pesquisas voltadas para a qualidade da formação do trabalhador, o desenvolvimento de métodos pedagógicos e aspectos contemporâneos da sociologia das profissões.

Estudos Experimentais Relacionados à Fisioterapia 

Pouco se encontra na literatura a respeito das alterações fisiológicas e/ou patológicas associadas à atividade física e, por tratar-se de conhecimento básico necessário para o entendimento dos processos metabólicos, esta área de pesquisa pretende gerar dados, através de modelos experimentais, para subsidiar a aplicação de técnicas fisioterapeêuticas de prevenção e/ou ou tratamento.

Arquivos para download

 

Dados Gerais

Titulação

Fisioterapeuta

Atos Regulatórios

​​​Reconhecimento: Decreto Estadual nº 1.736, de 23/10/2000

Renovação do Reconhecimento: Decreto Estadual nº 4.012, de 16/02/2006

2ª Renovação do Reconhecimento: Decreto Estadual nº 3.758, de 22/12/2010

3ª Renovação do Reconhecimento: Portaria MEC nº 763, de 21/07/2017

Carga Horária

4.005 horas

Duração

​10 semestres

Turno de Funcionamento

Matutino e Noturno

este curso está vinculado à Escola de Ciências da Saúde

vídeos

Copyright - univali.br - 2021 - Todos os direitos reservados