O Curso procura incentivar o interesse científico desenvolvendo projetos de pesquisa por meio de Programas de Bolsas de Iniciação Científica, como Probic/Univali, Pibic/CNPq, Artigo 170/Governo Estadual. Também propicia aos alunos a oportunidade de interação com os problemas urbanos reais por meio de convênios para o desenvolvimento de projetos de extensão que utilizam a estrutura dos seus laboratórios para disponibilizar serviços de arquitetura e urbanismo à comunidade.
Assim, o curso superior de Tecnologia em Design Gráfico incentiva a participação docente e discente nas atividades de pesquisa e extensão, tendo como princípio norteador a integração e complementaridade entre estas e o processo de ensino-aprendizagem, sendo possível verificar a melhora no desempenho discente, o aumento de seu envolvimento com as atividades institucionais, a aproximação entre docentes e discentes propiciando trocas mais efetivas, bem como, maior domínio teórico, participação e colaboração durante as atividades de sala de aula.
Computer on the Beach
A Escola do Mar, Ciência e Tecnologia, por meio dos seus cursos de Ciência da Computação e Tecnologia em Jogos Digitais da Grande Florianópolis, bem como o curso de Engenharia de Computação do Campus de Itajaí, realizam o Computer on the Beach.
O evento técnico-científico visa reunir profissionais, pesquisadores e acadêmicos da área de computação, a fim de discutir as tendências de pesquisa e mercado da computação em suas mais diversas áreas.
O evento procura unir o útil ao agradável em prol de um intercâmbio de experiências, discutindo de maneira informal, porém técnica, misturando atividades técnico-científicas com atividades de lazer, ao ar livre, das quais se pode desfrutar nas praias de Florianópolis durante o verão.
LCD – Laboratório de Criação Digital
O Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico possui o Laboratório de Criação Digital (LCD), que tem como objetivo desenvolver projetos gráficos de diferentes setores e demandas da universidade. Inicialmente, este laboratório foi criado para desenvolvimento dos projetos editoriais e de diagramação dos cursos em EAD da instituição. Neste período, diversas apostilas e materiais de apoio foram criados para os cursos sob a supervisão de um professor responsável.
Outra atividade desenvolvida pelo laboratório é a venda de serviço do mesmo para empresas que investem quantia para seus projetos gráficos em questão, tais valores são revertidos para a instituição que investe no ensino e extensão.
Além do Laboratório LCD, o Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico utiliza os Estúdios Fotográficos para realização de atividades e produções fotográficas para as disciplinas de Fotografia e Multimídia.
LED – Laboratório de Entretenimento Digital
O Laboratório de Entretenimento Digital (LED) atua na área de jogos digitais, comunicação e tecnologia, com pesquisa e desenvolvimento. Nossa equipe transdisciplinar desenvolve projetos de jogos sociais, jogos multiplayer, jogos educativos, jogos empresariais e entretenimento digital voltado para públicos portadores de necessidades especiais. Nossa missão é compreender as novas tecnologias do entretenimento digital e suas aplicações na educação, no contexto empresarial, e no contexto do entretenimento, visando sempre à humanização da educação e o crescimento do indivíduo, procurando integrar ensino-pesquisa e extensão.
Ao mesmo tempo, os avanços obtidos nas pesquisas são transferidos para a sociedade por meio da extensão universitária. O estabelecimento de parcerias com o setor produtivo significa uma excelente oportunidade para a experimentação e o desenvolvimento de novas metodologias e tecnologias, contribuindo para consolidar a experiência da equipe, além de lançar desafios que nos levam a um aprimoramento contínuo, permitindo estabelecer um intenso sistema de trocas com a sociedade.
Conheça alguns dos temas abordados nas pesquisas desenvolvidas pela equipe:
Produção de jogos
Semiótica aplicada em jogos e entretenimento digital
Ergonomia de jogos digitais
Ergonomia de interfaces
Pesquisa em modelagem tri e bidimensional
Sonorização de jogos e produtos para entretenimento digital
Metodologias para desenvolvimento de produtos para entretenimento digital
Design de jogos
Linguagem
Comunicação
Interatividade
Hipermídia
Ciências cognitivas
tecnologias cognitivas
ergonomia cognitiva
psicologia cognitiva
sistemas multimídia
cibercultura
redes sociais
comunidades virtuais
ambientes virtuais
sistemas e plataformas
usabilidade
jogos e aprendizagem
rpg
jogos colaborativos
jogos educativos