Design Gráfico - Tecnólogo

Campus Florianópolis

5

conceito mec


2017

Extensão


As ações de extensão no Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico são focadas nas atividades de capacitação, formação, prestação de serviços e desenvolvimento de atividades para organizações sem fins lucrativos. Neste curso, as ações são desencadeadas pela Agência Experimental de Produção Publicitária – Sinapse, que comunica, desenvolve e articula as ações junto à comunidade receptora das atividades.

Dentro da extensão, salienta-se também, dois projetos: Doutores da Beleza e Universidade da Criativa Idade. 

Doutores da Beleza

 

O projeto Doutores da Beleza no Âmbito Social vem desde 2012 atuando de forma intensa e constante com o objetivo de capacitação profissional para auxiliar na geração de trabalho e renda. E inclui ações integradas dos cursos da Escola de Artes Comunicação e Hospitalidade do Campus Florianópolis; Estética e Cosmética. Fotografia, Design Gráfico, Design de Jogos e Entretenimento Digital, Design de Interiores, Publicidade e Propaganda.

O projeto é Coordenado pela Profa.  Juliana Cristina Gallas, tem como professora responsável Silmara Mendes Hoepers.

As Áreas de atuação: Educação; Profissionalização; Saúde; Geração de renda e ressocialização. 

No âmbito mais amplo, o projeto está diretamente relacionado com alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS. Ressalta-se a ligação do projeto ao primeiro ODS “ Erradicação da Pobreza” – oferecer a oportunidade de uma qualificação profissional gratuita e o encaminhamento ao mercado de trabalho é um excelente resultado que o projeto conquista. No terceiro ODS “ Saúde e Bem-estar” – nos cursos profissionalizantes aborda-se muito as questões de saúde e bem-estar, pois fazem parte do contexto de qualidade de vida. As mulheres aprendem e vivenciam que o cuidado com a estética pessoal auxilia muito na promoção da saúde e bem-estar. No quarto ODS “Educação de qualidade” – nos cursos profissionalizantes os conhecimentos compartilhados e ensinados são no mesmo nível que na graduação, as referências bibliográficas, as exigências no desempenho teórico e práticos dessas mulheres são muito próximos de nível de ensino superior. São disponibilizados materiais de apoio impressos, kit estojo com caneta, lápis, régua da universidade, camisetas do setor de extensão para terem como uniforme, professores mestres e doutores ministrando as aulas, acadêmicos compartilhando experiência e certificado de conclusão de curso. No oitavo ODS “ Emprego digno e crescimento econômico” – Durante o curso são abordados como funciona o profissional autônomo na área da beleza, quais são os tipos de vinculo que este tem com os salões de beleza. Em parceria com o Salão Fuzz Cabeleireiros as alunas pós curso são convidadas a terem experiências profissionais no estabelecimento. No décimo ODS “ Redução das desigualdades” -  Inserir essas mulheres dentro da universidade local para todos, nas atividades dos cursos de graduação, oferecer uma qualificação profissional e mostrar o quão elas são capazes, faz com que a desigualdade diminua cada vez mais com a mulher inserida no mercado de trabalho.


Projeto de Extensão - Criativa Idade

O Criativa Idade é um programa diferenciado destinado à pessoas acima de 40 anos, que buscam aprofundar conhecimentos em áreas relacionadas à tecnologia, arte, cultura, saúde e beleza, e, ao mesmo tempo, trocar informações e experiências com os jovens.

A partir de temas e atividades que têm como pressuposto satisfazer necessidades e desejos do público da terceira idade, o Curso apresenta convergência entre as áreas multidisciplinares, que buscam  aprimorar saberes e conhecimentos; potencializar os saberes práticos, o saber fazer, o aprender e seguir aprendendo e possibilitar o aprimoramento contínuo, as relações e a participação social.  O curso foi planejado para acontecer em  módulos distribuídos da seguinte maneira: 

  • Modulo 1 - Cultura e turismo: diz respeito a atualidades e conhecimento geral representados pelo cinema, música, poesia em verso e prosa, literatura, história da humanidade, atualidades, cultura contemporânea e do consumo, visitas e viagens técnicas culturais e de lazer. Além de leituras e debates, cinealogia, pesquisas em grupo, seminários, etc.

  • Módulo 2: Vincula-se às atividades culturais e artísticas que envolvem  desenho a mão livre, fotografia, pintura, arte digital, moda, escultura, artesanato, grafite, stencil e música.

  • Modulo 3 – Bem-estar e beleza: focaliza diversas questões relativas a atividades físicas, estética e de nutrição. Temas como moda e tendências, automaquiagem, cuidados com cabelos e sobrancelhas, alimentos funcionais e cuidados com a pele são temas que integram este módulo.

  • Módulo 4: Referentes ao ensino de temas ligados ao atual paradigma tecnológico. Neste sentido, sugere-se que este módulo trabalhe conteúdos relacionados a assuntos básicos em informática,  editores de texto, pesquisa na internet, redes sociais, smartphones e aplicativos, gamification , arte digital, gerador de apresentações e projeção de dados.




Dados Gerais

Titulação

Tecnólogo em Design Gráfico

Atos Regulatórios

​​Reconhecimento: Decreto Estadual nº 3.424, de 24/07/2010

Renovação do Reconhecimento: Portaria MEC nº 546, de 05/06/2017

Carga Horária

​2.070 horas

Duração

​06 semestres

Turno de Funcionamento

​Noturno

este curso está vinculado à Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade

vídeos

Copyright - univali.br - 2021 - Todos os direitos reservados