Colégio de Aplicação

 Projeto Pedagógico

Projeto Pedagógico


O Projeto Pedagógico do Colégio de Aplicação Univali - Itajaí tem por objetivo indicar as grandes perspectivas que orientam a ação educativa, retratando as escolhas, as aspirações, os ideais e os anseios da comunidade escolar e seus sonhos em relação à escola.

O projeto explicita também os elementos para a elaboração do Regimento Escolar, que dispõe sobre todas as decisões dos segmentos escolares em relação às diferentes atribuições e competências administrativas, financeiras e pedagógicas da escola. Sinaliza ainda, como a escola compreende a questão da avaliação, do currículo, da gestão dos colegiados e da própria escola, da utilização das novas tecnologias na educação e, sobretudo da relação entre professores e alunos e entre escola e comunidade.

A educação formal que dialoga com a educação que ocorre além dos muros das escolas tem por objetivo a mudança social, daí a necessidade do movimento constante entre a escola e a comunidade onde ela está inserida, promovendo apropriação dos diferentes saberes, da solidariedade, da participação, do desenvolvimento e da busca de outras formas de organização social.

Neste sentido os métodos de ensino-aprendizagem devem proporcionar um trabalho em que tanto educadores quanto educandos participem do processo de ensino e aprendizagem, pesquisando a sua realidade, analisando e relacionando-a com o contexto sócio-político mais amplo e, a partir daí, elaborando projetos de desenvolvimento com e para a sua comunidade.

Pensando nisso, optamos pela problematização de diferentes saberes como metodologia de trabalho, pois ela permite que educador e educando tenham participação em todo o processo educativo, respeitando o ritmo de trabalho e a aprendizagem do grupo envolvido, e que a instituição desenvolva um trabalho direcionado às necessidades da comunidade ao seu entorno.

A avaliação da aprendizagem escolar adquire significado na medida em que se articula com o projeto pedagógico e com os planejamentos de ensino, subsidiando decisões e ações que visam construir um resultado previamente definido. Tem como dimensão de análise o desempenho do aluno, do professor e de toda a situação de ensino e aprendizagem que se realiza no contexto escolar.

 
Univali

Copyright - univali.br - 2021 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade