Colégio de Aplicação

Língua Inglesa – Ensino Fundamental II e Ensino Médio

A configuração das aulas de Língua Inglesa no Colégio de Aplicação no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio se assemelha àquela das Escolas de Idioma mais prestigiadas: considera-se o nível de proficiência linguística de cada estudante na composição das turmas e se lança mão a propostas pedagógicas de abordagem comunicativa e de metodologias ativas. A proposição tem por objetivo guiar o estudante por uma jornada de aquisição linguística plena, observando o desenvolvimento das diversas habilidades comunicacionais que garantem o estágio de fluência e proficiência no idioma estrangeiro, tão precisos no cenário atual. Além disso, os profissionais da equipe docente, de formações superiores e bagagem profissional diversificadas – transparecidas pela riqueza de repertório e pluralidade das propostas didáticas – planejam as aulas pautados pela premissa institucional de fomento aos sensos de interculturalidade e cidadania global, inerentes ao movimento de Internacionalização da educação preconizado pela universidade.

Na esquematização das turmas, os alunos são alocados em grupos com colegas da mesma série de ensino e nível de proficiência. Há, para tanto, um processo de nivelamento anual que, para os alunos novos, inclui a realização de um teste. Nessa proposição, contempla-se um número reduzido de estudantes nas classes, o que garante ao professor um acompanhamento mais próximo de cada indivíduo em seu papel de protagonismo no processo de aprendizagem e interações no idioma mais intimistas nos espaços escolares.

O ensino de Língua Inglesa no CAU se dá em parceira com a célebre Oxford University Press, editora que elabora as coleções de livros didáticos de reconhecimento internacional utilizados no colégio. A instituição oferece à escola o Oxford Quality, programa atribuído a seletas escolas de todo o mundo, nas quais se reconhece o compromisso com a excelência do ensino da Língua Inglesa. Nesse movimento, as representações da universidade britânica no Brasil oferecem aos nossos docentes programas continuados de treinamento e formação profissional, além de manter um acompanhamento institucional especializado.

Em coroação às propostas diferenciadas de Língua Inglesa no Colégio de Aplicação, é concedido, aos concluintes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, um Certificado de Conclusão de Curso, emitido pela Oxford University Press. No documento constam o nível de proficiência idiomática do aluno pelo Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR) e a carga-horário total cursada.

Livros didáticos:​​

• Nível 1 - Link it! 1 – Oxford University Press
  • Nível 2 - Link it! 2 – Oxford University Press
  • Nível 3 - Link it! 3 – Oxford University Press
  • Nível 4 - Link it! 4 – Oxford University Press
  • Nível 5 - Link it! 5 – Oxford University Press​

​Ensino Médio

• Nível 1 – English File – Elementary. Fourth Edition. Oxford University Press.
  • Nível 2 – English File – Pre-intermediate. Fourth Edition. Oxford University Press.
  • Nível 3 – English File – Intermediate. Fourth Edition. Oxford University Press.
  • Nível 4 – English File – Upper-intermediate. Fourth Edition. Oxford University Press.
  • Nível 5 – English File – Advanced.Fourth Edition.O xford University Press.
  • Nível 6 – Pós-avançado. Não se utiliza livro didático.