Colégio de Aplicação

 Oportunidades

Oportunidades


Orientações para o Univali Idiomas

Os estudantes do Colégio de Aplicação da Universidade do Vale do Itajaí (CAU/Univali), dos campi Itajaí e Balneário Camboriú, começam o ano com uma novidade. Agora, o Univali Idiomas – Escola de Idiomas da Univali, incrementará o ensino de línguas estrangeiras nos colégios.

É sabido que toda novidade necessita de adaptação. Por isso, é importante paciência, diálogo e escuta para minimizar algumas ansiedades e dirimir algumas dúvidas que as mudanças no ensino da língua estrangeira acarretaram no início das atividades escolares.

Com o objetivo de melhorar a fluência e o progresso dos estudantes do colégio na língua estrangeira, seguem abaixo informações importantes que elucidarão as dúvidas e os questionamentos que justificaram a mudança: 

1) Carga-horária – a mudança trouxe uma ampliação do número das horas de aulas de inglês/ espanhol no Ensino Fundamental nos anos finais e no Ensino Médio, ou seja, de 2 h\a semanais de 40 min cada aula, no ano de 2016 passa a ter 4h\a de 50 min cada aula, totalizando 3h10min por semana. Este é o número de horas semanais das melhores escolas de idiomas do país, é a base de outras mudanças feitas. Com a carga-horária do ano passado, o foco do ensino da língua voltava-se também para a preparação do Enem e demais Vestibulares, desenvolvendo essencialmente a leitura. Neste ano, com todas as horas disponíveis, são suficientes para desenvolver também a fala, a escuta e a escrita, preparando os(as) alunos(as) não só para as mesmas provas citadas acima, mas também para o mercado de trabalho, possibilidades de intercâmbio, provas internacionais, entre outras oportunidades.

2) Prova de Nivelamento – o objetivo desta mudança é fazer com que os alunos aprendam as 4 habilidades envolvidas na aprendizagem de uma língua estrangeira. A realização da prova permite que cada estudante esteja na turma em que o conteúdo ministrado é adequado ao seu conhecimento e que possa, falar mais, entender melhor as estruturas da língua, progredir de forma natural e gradual. As turmas criadas com base no resultado de uma prova nivelamento são usadas em todas as escolas de idiomas do mundo. Esse nivelamento é o que permite ao professor ter certeza de que todos na sala estão entendendo o conteúdo de forma similar. O fato de alguns estudantes terem estudado inglês em outras escolas, no próprio colégio e terem voltado, por exemplo, para as aulas de espanhol ou inglês denominado de 1, não significa que o tempo de estudo anterior foi desconsiderado ou descartado. Significa que, na abordagem que se trabalha hoje, com o número de horas ampliado, é mais indicado que iniciem daquele ponto indicado pela prova de nivelamento. Avançar para o nível seguinte pode significar perder conteúdo precioso que fará falta mais adiante.

3) Turmas menores – essa mudança permite que os estudantes tenham turno de fala, principal ferramenta para a fluência em outro idioma. Com colegas em um mesmo nível, o aluno tem mais oportunidades de conversar em inglês, acompanhado de perto pelo professor. O turno da fala e o monitoramento próximo só ocorre diariamente pelo professor quando tem o número específico de alunos por turma.

4) Material didático – parceria com a Oxford University Press. Os livros utilizados nas aulas da língua inglesa e espanhola são da Editora Oxford, são os livros mais utilizados em todo o mundo para o estudo das línguas estrangeiras.

5)Turmas mistas – diferente do progresso das demais disciplinas, as turmas de inglês e espanhol foram formadas com base no conhecimento, usando o nivelamento descrito no item 2. O resultado são turmas com estudantes de diferentes anos/séries do ensino fundamental e médio. No Inglês 1 do ensino fundamental, temos turmas com alunos do 6º, do 7º do 8º e do 9º ano em uma mesma sala. Todos com o mesmo domínio da língua. Já o inglês 1 do ensino médio é totalmente diferente do inglês do fundamental, especialmente no que envolve ritmo de aula e quantidade de conteúdos.

6) Equipe Docente – anteriormente tinha-se (2) 3 professores que ministravam as aulas de inglês e espanhol, atualmente são (4)12 professores. Professores com experiência no ensino do curso das línguas, dedicados e empenhados para o sucesso desta relevante mudança – curso de língua estrangeira da universidade atuando nos Colégios de Aplicação.

7) Certificação do curso de idiomas - As atividades têm as mesmas características de um curso de idiomas extracurricular. Por causa disso, é necessário que o estudante tenha frequência nas 4h\a semanais propostas para a obtenção da certificação.

8) Comodidade para as famílias – O curso de idiomas da universidade no colégio de aplicação é um benefício para as famílias, pois gera comodidade evitando o deslocamento para outro local e sem custos adicionais no valor das mensalidades trazendo economia aos pais.

9) Abordagem Comunicativa - As aulas de língua estrangeira ocorrerão no contraturno escolar. Com uma dinâmica diferente, os alunos serão motivados a aprender por meio de abordagem comunicativa, que exercita tanto a escrita e a fala, como a interpretação e a conversação, para um alto padrão no domínio dos idiomas. 

Estágio

A Univali oferece estágios curriculares não obrigatórios para alunos maiores de 18 anos regularmente matriculados no Ensino Superior. Os acadêmicos estagiários trabalham em sua área de formação podendo assim aprimorar o conhecimento teórico vinculado com a prática, além de promover aprendizagens profissionais, sociais e culturais.

O Colégio de Aplicação Univali recebe acadêmicos do curso de Pedagogia que trabalham diariamente em sala de aula com as crianças da Educação Infantil e das Séries Iniciais como auxiliares de turma. Há também acadêmicos dos cursos de Licenciatura e Prática de Ensino, Medicina, Psicologia, Educação Física, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, História e Jornalismo.

Para os estágios remunerados, os interessados poderão se inscrever a partir do início do ano letivo. Nossos alunos desenvolvem estágios através dos projetos de extensão. Estes projetos são aprovados pela Vice-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura e são desenvolvidos ao longo do ano letivo.

Mais informações

Banco de Talentos

Vice-Reitoria de Graduação

Bloco 1 – Sala 105

Horário: 8h às 12h, 13h às 22h.

Telefone: 3341-7585 ou 3341-7792

Trabalho Voluntário

Os alunos do Ensino Médio podem ser inscrever no Programa de Serviço Voluntário da Vice-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura, desenvolvendo atividades voluntárias no Colégio. Ao assumir uma ocupação voluntária, o aluno fortalece seu senso de responsabilidade, exercita sua cidadania e adquire maior estabilidade emocional ao fortalecer seu desenvolvimento pessoal.

Como agente de transformação social o aluno cria auto-estima, ganha experiência com o trabalho profissional e trabalha em algo que gosta e que escolheu. O trabalho exercido livre da obrigação ou da necessidade é sempre acrescido de fatores positivos: a criatividade entra em ação e novas soluções são achadas, novos conhecimentos são adquiridos. A conclusão do trabalho de forma cada vez melhor tornar-se-á um saudável desafio a ser conquistado.

O trabalho voluntário no Colégio compreende atividades desenvolvidas junto à Rádio CAU, Dossiê CAU, Projeto Reciclarte. Outra atividade de trabalho voluntário pode ser proposta pelo aluno, desde que acordado previamente com a direção da escola.

Mais informações

Programa de Serviço Voluntário

Fone: (47) 3341 7757 / (47) 33417746

E-mail: voluntarios@univali.br  

Programa de Intercâmbio do Rotary Internacional

O Colégio de Aplicação Univali, acreditando no Intercâmbio de Jovens desenvolvido pelo Rotary Internacional, incentiva seus alunos a participar do processo seletivo. Mantemos um expressivo compromisso na ajuda junto ao aluno, durante a etapa de preenchimento dos formulários de inscrição, uma das etapas em que o estudante firma sua determinação pelo intercâmbio.

Recebemos, a cada ano, dois alunos intercambistas de outros países, oferecendo a possibilidade aos nossos alunos, de conviverem efetivamente com pessoas oriundas de culturas diversas.

Mais informações

Colégio de Aplicação Univali/Itajaí

Fone: (47) 3341-7546

E-mail: arlete@univali.br

Rotary Club de Itajaí Porta do Vale

Officer: Arlete Steil Kumm

e-mail: arlete@univali.br

Participação em Concursos

Os alunos são estimulados a participarem de concursos municipais, estaduais e nacionais. O Colégio tem como prática estimular os alunos a enfrentarem desafios, inscrevendo-os em olimpíadas, concursos, gincanas, campeonatos e outras competições intelectuais e esportivas. Ao participarem, os alunos concorrem a premiações interessantes e testam sua capacidade de superação.

Mais Informações

Secretaria do Colégio de Aplicação Univali – Itajaí

Horário de Atendimento: 07h30 às 12h e 13h30 às 18h

Telefone: (47) 3341-7571

E-mail: cau@univali.br

Bolsas de estudo no Ensino Superior

Através do Programa Fidelidade, o aluno do Ensino Médio que obtiver maior índice de desempenho nos três anos do referido curso concorre a uma bolsa de estudo no exterior em universidades em que a Univali possui convênios, como a Universidade do Algarve, em Portugal, a Texas A&M, nos Estados Unidos e a Universidade de Nantes, na França.

Mais Informações

Secretaria do Colégio de Aplicação Univali – Itajaí

Horário de Atendimento: 07h30 às 12h e 13h30 às 18h

Telefone: (47) 3341-7571

E-mail: cau@univali.br  


Univali

Copyright - univali.br - 2021 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade