Uso de plantas medicinais é tema de palestras na Univali

Evento, aberto à comunidade, acontece no dia 18 de maio

por Roberta Ramos | 08/05/2024

O curso de Nutrição da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), por meio da Liga Acadêmica de Nutrição Clínica (Lanc), promove, no dia 18 de maio, o evento Fitoterapia e Nutrição - Da Legislação à Prática Clínica.

As palestras, abertas à comunidade, vão abordar as formas de utilização da fitoterapia, bem como as possíveis indicações e contraindicações do uso de produtos naturais.

Horto Medicinal Univali.jpgFoto Dales Hoeckesfeld #PraTodosVerem Imagem mostra as folhas de uma árvore e raios de sol ao fundo.

“Cerca de 70 a 95% das pessoas nos países em desenvolvimento usam a medicina tradicional, incluindo fitoterápico​s, sendo que mais de 70% do mercado mundial de medicamentos está relacionado direta ou indiretamente aos produtos naturais. O Brasil tem de 15 a 20% de toda a biodiversidade mundial, com mais de 50 mil espécies da flora brasileira reconhecidas. Poucas delas, porém, tem sido investigadas cientificamente, o que revela um potencial imenso de pesquisa sobre novos agentes terapêuticos para controle e prevenção de doenças. Desta forma, o objetivo do evento é mostrar que as plantas medicinais representam um fator de grande importância para a manutenção das condições de saúde das pessoas", explica a coordenadora da Liga Acadêmica, professora Patricia Refinski Ventura Holtrup.

As palestras serão ministradas pela nutricionista e doutora em Ciências Farmacêuticas, professora Camile Zanchett, e pelo nutricionista e mestre em Nutrição, professor Paulo Viteritte.

O evento acontece das 9h às 11h30 no auditório 3 do bloco F2, no Campus Itajaí. O link para inscrição dos alunos e da comunidade externa está disponível aqui.

Mais informações: com a professora Patricia Refinski Ventura Holtrup - (47) 3341-7896. ​