Univali recebe pesquisadores da Dankook University da Coreia do Sul

Universidades são parceiras em projeto que estuda o efeito medicinal de árvore nativa do Brasil

por Roberta Ramos | 07/05/2024

​Os pesquisadores da Dankook University, da Coreia do Sul, So-Young Park e Minseong Ko, estão na Universidade do Vale do Itajaí (Univali) para uma série de atividades relacionadas ao projeto de pesquisa para o desenvolvimento de produtos medicinais a partir de Guanandi (Calophyllum brasiliense), árvore nativa do Brasil com folhas popularmente utilizadas para o tratamento de dor, inflamação, entre outras patologias.

A pesquisa internacional, aprovada na chamada pública n° 13/2023 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tem a participação de nove pesquisadores do curso de Farmácia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Univali.

Reunião Pesquisadores Coreia do Sul (1).jpg#PraTodosVerem Imagem mostra um grupo de pessoas em uma sala de reuniões com uma mesa de madeira ao centro. Ao fundo aparece um painel de madeira e quadros na parede.

A pesquisa teve início em outubro de 2023 e o objetivo da vinda dos pesquisadores parceiros é apresentar os primeiros resultados dos estudos. A equipe de pesquisadores brasileiros é responsável por otimizar os métodos de extração, técnicas de concentração, padronização de materiais e aquisição de dados de segurança. Na Coreia do Sul, a equipe investiga se o Guanandi tem efeitos sobre doenças causadas por inflamação, como Doenças Inflamatórias Intestinais, Mal de Alzheimer e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.

“A visita dos pesquisadores sul-coreanos tem sido muito proveitosa, tanto no aspecto científico quanto cultural. Essa é uma planta estudada há muitos anos na Univali e temos excelentes expectativas com este projeto, bem como acreditamos que esta cooperação internacional trará bons resultados no avanço da pesquisa", afirma o professor Luiz Carlos Klein Junior.

nova.jpg#PraTodosVerem Imagem mostra um grupo de pessoas conversando em uma sala com sofás e poltronas em cores escuras.

O estudo irá receber, ao todo, cerca de R$ 350.000,00 para custeio e bolsas de pesquisa. A pesquisa é realizada por meio de experimentos in vitro e tem sua funcionalidade validada por experimentos in vivo com animais.

“Nossos resultados anteriores confirmaram que o extrato obtido das folhas de Guanandi exibe pronunciados efeitos anti-inflamatórios em diferentes modelos experimentais, relacionados a alguns princípios ativos como flavonoides, por exemplo. Agora, estamos nos aprofundando nas pesquisas e aproveitando a expertise do laboratório da doutora So-Young Park para que possamos explorar outros testes farmacológicos, diferentes mecanismos de ação e, em conjunto, avaliar os principais princípios ativos da planta", explica o reitor da Univali e coordenador do projeto, professor Valdir Cechinel Filho.

Reunião Pesquisadores Coreia do Sul (3).jpg#PraTodosVerem Imagem mostra um grupo de pessoas em uma sala de reuniões com uma mesa de madeira ao centro. Ao fundo aparece um projetor com uma tela azul.

Além do professor Valdir Cechinel Filho, os visitantes foram recebidos pelo vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professor Rogério Corrêa, pela diretora da Escola de Ciências da Saúde, professora Priscila de Souza, pela coordenadora de Internacionalização, professora Camila Monteiro Santos, e pelos integrantes do grupo brasileiro formado pelos pesquisadores Guilherme Moreschi Gerhardt, José Roberto Santin, Larissa Benvenutti, Luiz Carlos Klein Júnior, Nara Lins Meira Quintão, Otto Mauricio Santos Gerlach, Rivaldo Niero e Ruth Meri Lucinda da Silva.

Os pesquisadores sul-coreanos ficarão na Univali até o próximo domingo, 12. A professora So-Young Park destacou que o objetivo, a partir de agora, é otimizar os resultados obtidos pelos dois países. “Estamos muito entusiasmados com o que estamos vendo no Brasil e está sendo muito produtivo compartilhar nossos resultados e ver esse projeto avançar. Ao longo desta semana vamos definir as próximas etapas do estudo e espero que possamos progredir quando voltarmos para a Coreia do Sul", comentou a pesquisadora.