Univali participa de encontro de câmara técnica da Amfri e Grande Florianópolis

Serviço de atendimento de migrantes da Instituição foi apresentado durante evento

por Wagner José Mezoni | 03/09/2021

Itajaí - Rafael Padilha dos Santos, coordenador do Mestrado Profissional Internacional em Direito das Migrações Transnacionais da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e da Università degli Studi di Perugia-Itália, da Itália, participou, na quinta-feira, 2, do Encontro da Câmara Técnica da Assistência Social da Macrorregião do Litoral – Amfri e Grande Florianópolis.

O evento teve como pautas a gestão do Sistema Único de Assistência Social  (Suas) no contexto brasileiro e catarinense, o atendimento da população em situação de rua e política do imigrante.

Na ocasião, Padilha apresentou o trabalho de atendimento de migrantes desenvolvido pela Univali em parceria com a Polícia Federal de Itajaí.

2021-09-03-amfri2.jpeg

A iniciativa conta com a participação do Círculos de Hospitalidade e apoio da Organização Internacional para as Migrações (OIM/ONU), bem como do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR/ONU) e é realizada na Cátedra Sérgio Vieira de Mello/ONU, da Univali.

O trabalho desenvolvido pela Universidade tem a participação de mestrandos, graduandos de Direito e de Relações Internacionais e promove o atendimento de centenas de migrantes, todos os meses, bem como, por força de termo de cooperação técnica, providencia o agendamento dos migrantes na Polícia Federal.

Por meio da Instituição os migrantes podem regularizar documental, renovar de Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM), resolver pedidos de residência, prorrogação de refúgio, reunião familiar, entre outros serviços que são totalmente gratuitos.