Univali participa de missão internacional nos Estados Unidos

Roteiro inclui visitas a três universidades norte-americanas

por Roberta Ramos | 12/04/2024

Representantes da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) iniciaram na terça-feira, 9, uma missão internacional em três universidades dos Estados Unidos. O roteiro inclui visitas à Widener University, em Chester e Wilmington, Penn State University, em Harrisburg, e Pace University, em Nova York.

A comitiva é formada pelo reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho, pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica (PPCJ), professor Paulo Márcio Cruz, pela coordenadora de Internacionalização, professora Camila Monteiro Santos, e pelos professores do PPCJ Marcelo Buzaglo Dantas, Osvaldo Agripino de Castro Junior, Gilson Jacobsen e Bruno Makowiecky Salles.

​O objetivo da missão é ampliar parcerias institucionais já existentes e explorar novas possibilidades de colaboração acadêmico-científica, bem como intensificar o desenvolvimento de pesquisas em conjunto.

“O foco das visitas técnicas é fortalecer e expandir a internacionalização da Univali, sempre em busca de novas oportunidades para os nossos alunos e para os nossos pesquisadores. Com a Widener Delaware Law School, por exemplo, nós já temos um consolidado acordo que propicia um programa de dupla titulação inovador e transformador. Proporcionar aos nossos alunos a oportunidade de estudar e vivenciar a realidade de outros países é um diferencial que amplia profundamente as possibilidades no mercado de trabalho e é a ampliação dessas experiências que viemos buscar", comenta o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.

Widener University

As visitas iniciaram na Widener University, em Chester, no estado da Pensilvânia. O reitor da Univali conheceu a estrutura física e os projetos de pesquisa nas áreas de Química e Engenharia. Ele foi recebido pelo reitor, professor David Leman, e pelo professor Loyd Bastin.

Os representantes das duas instituições mapearam possíveis áreas de colaboração e alinharam os próximos passos para ampliar o acordo de cooperação para a oferta de cursos de graduação e pós-graduação com dupla titulação, firmado em 2017 por meio da Escola de Ciências Jurídicas.

Missão Univali EUA  (2).jpg
#PraTodosVerem Imagem mostra três homens sorrindo para a foto. O que está no meio segura três exemplares de livros.

Na quarta-feira, 10, o reitor da Univali foi recebido pelo diretor da Escola de Direito, professor Todd J. Clark. No encontro, foram alinhadas novas possibilidades de interação e colaboração na área jurídica.

Na ocasião, foi assinado um acordo de cooperação entre a Univali, Widener Delaware Law School, Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), Procuradoria Geral do Estado de Santa Catarina (PGE/SC) e Associação de Juízes Federais do Brasil (Ajufe) para a realização de realizar atividades acadêmicas, científicas e culturais.

Missão Univali EUA  (1).jpg#PraTodosVerem Imagem mostra cinco homens posando para a foto. Eles usam ternos escuros.

O objetivo do termo é possibilitar a qualificação, em nível de doutorado, de servidores das instituições da administração pública estadual, nos moldes do Programa de Formação em Integridade e Compliance, ofertado por meio de parceria entre a Univali, Controladoria-Geral do Estado de Santa Catarina e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Além da assinatura do acordo, a comitiva da Univali cumpriu agenda na School of Judges. A visita foi promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica em parceria com o TCE/SC, PGE/SC e Ajufe.

As atividades contemplaram aulas ministradas pelos professores da Widener ao grupo brasileiro, composto pelos professores da Univali, juízes estaduais, juízes federais e desembargadores. O grupo acompanhou também uma Sessão de Julgamento da Suprema Corte do Estado de Delaware.

Missão Univali EUA  (3).jpg#PraTodosVerem Imagem mostra grupo de homens e mulheres em um salão com grandes lustres dourados ao fundo.

Na quinta-feira, 11, os trabalhos da comitiva envolveram uma visita e a participação em julgamentos realizados na Federal Court da Philadelphia.

“Nossa missão técnica está sendo extremamente proveitosa e reflete o comprometimento da Univali com a internacionalização de seus programas. Estamos conseguindo avançar nos acordos com instituições que já são importantes parceiras da Univali, bem como articular novas conexões que irão beneficiar nossos docentes e acadêmicos", afirma o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica (PPCJ), professor Paulo Márcio Cruz.

Penn State University

A agenda na quarta-feira, 10, contemplou ainda uma visita ao campus da Penn State University, em Harrisburg.

Missão Univali EUA  (4).jpg#PraTodosVerem Imagem mostra dois homens assinando papéis sobre uma mesa de madeira.

O reitor da Univali e o reitor da Penn State, professor David Callejo Pérez, assinaram o Convênio Marco para a colaboração entre as duas instituições em diversas áreas de ensino e pesquisa.

As possibilidades de colaboração por área do conhecimento foram apresentadas em reunião com o vice-reitor de Assuntos Acadêmicos, o diretor executivo de Assuntos Internacionais e professores da instituição.

Pace University

A missão internacional termina na próxima terça-feira, 16, na Pace University, em Nova York. A comitiva da Univali será recebida pelo professor de Direito e diretor do Instituto Brasil-Americano de Direito e Meio Ambiente, David Cassuto.