Univali e WEG iniciam atividades previstas em acordo de cooperação técnica

Diretores e colaboradores da empresa visitaram o Campus Itajaí nesta quinta-feira, 8

por Roberta Ramos | 08/02/2024

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a WEG deram início às atividades previstas no acordo de cooperação técnica, formalizado em dezembro de 2023. Nesta quinta-feira, 8, diretores e colaboradores da empresa estiveram no Campus Itajaí para conhecer a estrutura de laboratórios e definir os projetos que serão elaborados em parceria.

O acordo prevê ações conjuntas nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, inovação, empreendedorismo, internacionalização e desenvolvimento tecnológico, em especial, com os cursos da Escola Politécnica e com o Programa de Mestrado Acadêmico em Computação Aplicada.

Reunião WEG (1).jpg#PraTodosVerem Imagem mostra diversas pessoas em uma sala de reuniões. Ao fundo aparecem quadros na parede e uma tela de projetor.

A WEG anunciou, recentemente, investimentos de R$ 87 milhões para expansão da capacidade produtiva e aumento da verticalização dos processos produtivos no parque fabril em Itajaí. A previsão é concluir as obras até o final de 2024 e gerar mais de 300 novos postos de trabalho nos próximos cinco anos. Atualmente, a empresa conta com mais de mil colaboradores nas operações de Itajaí.

O diretor de Indústria e Engenharia da WEG Automação, Martin Brand, acompanhou as atividades na Universidade e destacou a importância do acordo. “Nós temos excelentes experiências com instituições de ensino e estamos com grandes expectativas com esta parceria com a Univali. A empresa está investindo fortemente na região de Itajaí e precisamos capacitar mais pessoas e incentivar a formação dos nossos colaboradores. Temos uma velocidade de inovação que precisa sustentar o crescimento da empresa e queremos, por meio dessa parceria, ter os alunos e os pesquisadores juntos conosco nessa caminhada para o futuro".

Reunião WEG (3).jpg#PraTodosVerem Imagem mostra um homem de roupa azul de costas conversando com vários homens de pé na sua frente. Entre eles aparecem mesas redondas e cadeiras.

O acordo de cooperação técnica visa aproximar a universidade do mercado, proporcionando novas experiências de ensino aos alunos e o desenvolvimento de projetos em parceria.

“A WEG é uma marca forte, sinônimo de qualidade e confiabilidade no mercado. Para a Univali é uma honra poder aliar nossos cursos de graduação e pós-graduação a esta renomada empresa e, assim, contribuir com práticas inovadoras e com a otimização de processos de uma companhia com um portfólio em constante ampliação", destaca o vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professor Rogério Corrêa.

Reunião WEG (5).jpg#PraTodosVerem Imagem mostra grupo de pessoas de pé em uma sala de aula.

Os representantes da WEG foram recebidos pelo diretor de Assuntos Institucionais, Luis Carlos Martins, pelo diretor da Escola Politécnica, Cesar Albenes Zeferino, pela gerente de Pesquisa e Pós-Graduação, Fátima de Campos Buzzi, pelo gerente de Prestação de Serviços, Heverton Fernando Moreno, pelo coordenador do Mestrado Acadêmico em Computação Aplicada, Mauricio de Campos, e pelo assessor especial da Reitoria, Fábio Zabot Holthausen.

“A expansão do parque fabril da WEG em Itajaí foi planejada para permitir o aumento da capacidade de produção da companhia e atender às necessidades de crescimento da organização, em virtude das demandas do mercado e das comunidades de seu entorno. Neste sentido, estamos muito orgulhosos de poder associar nossa instituição a uma empresa de reconhecimento internacional e poder apresentar nossa expertise e os projetos desenvolvidos na Universidade", conclui o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.