Rei de Angola visita Univali

Monarca Tchongolola Tchongonga-Ekuikui VI passou pelo campus Itajaí na quarta, 1

por Carina Carboni | 01/11/2023

O rei da Angola Tchongolola Tchongonga-Ekuikui VI visitou a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), nesta quarta, 1. O monarca, que representa o maior grupo étnico de Angola, os Ovimbundos, veio ao Estado para participar de alguns eventos e se conectar com a população angolana que vive em Santa Catarina, sobretudo nas cidades de Itajaí e Florianópolis.

O professor do curso de Relações Internacionais da Univali, Diego Lopes Costa, explica que a comunidade angolana está presente em Itajaí desde o processo de independência e guerra civil que o país atravessou, na década de 70. “Esse encontro é um símbolo de reconexão entre o rei do maior grupo étnico de Angola com essa comunidade que permanece aqui. É um momento histórico importantíssimo, sobretudo do ponto de vista cultural", afirmou o docente que leciona Estudos Regionais África na Universidade.

Rei de Angola visita Univali_1.11.2023.jpg
Foto: Dales Hoeckesfeld
#ParaTodosVerem: Fotografia mostra grupo de pessoas em ambiente externo. No centro da imagem está o monarca vestindo roupa típica.
Ao fundo é possível ver árvores e um prédio da Univali.

A cofundadora da Associação dos Naturais e Amigos de Angola - Anang, Graça Lweji Fortes, conta que os primeiros refugiados que chegaram à cidade, em 1976, fundaram a organização e que a visita do monarca trouxe uma reconexão ancestral.

“Nós precisávamos desse aconchego. É como se um pai voltasse à casa e nos abraçasse. É isso que representa a sua majestade para nós. E dado a importância que ele tem dentro de Angola, por ser o rei da maior etnia do grupo bantu, então nós estamos muito felizes, porque ele está nos trazendo, realmente, a reconexão ancestral que tanto nós precisávamos", conta Fortes, que deixou a Angola quando criança.

Rei de Angola visita Univali__1.11.2023.jpg
Foto: Dales Hoeckesfeld
#ParaTodosVerem: Fotografia mostra mulher usando vestido amarelo. Ela está em pé, numa sala de cor clara, e fala com a imprensa.

A representante da Anang informou ainda que, a exemplo de São Paulo, a Associação busca instituir a Casa de Angola de Itajaí. “Dada a importância da nossa chegada aqui nessa cidade e nosso histórico, nós queremos que futuramente as pessoas possam acessar isso e saber qual é a importância de Angola e de Itajaí. Afinal de contas, nós crescemos aqui, nos fortalecemos e criamos vínculos familiares. Portanto, hoje nós temos uma geração que é brasileira e angolana e, por isso, nós queremos deixar para os filhos e netos a nossa história", afirmou Fortes.

O rei Tchongolola Tchongonga-Ekuikui VI declarou que a visita ao Brasil deveria ter sido feita há muito tempo. Para o monarca, este ato cumpre a profecia dos seus ancestrais que, sabendo que muitos africanos foram retirados das suas zonas de vivência para o Brasil, apostavam que um dia os seus filhos seriam visitados.

Rei de Angola visita Univali_1.11.2023___.jpg
Foto: Dales Hoeckesfeld
#ParaTodosVerem: Fotografia mostra o rei e sua comitiva. Eles estão de pé num ambiente interno. Ao fundo ´tem uma parede de madeira em tom escuro.

“Nós viemos aqui visitar e reconectar esse povo, informando a eles que nós ainda estamos vivos, nós que somos as raízes, nós que somos a fonte da cultura, dos hábitos, dos costumes e das tradições e também viemos aqui matar aquela saudade que nos separou por longos anos e manter a unidade, a união de forma que um dia eles também possam conhecer aquelas localidades de onde eles vieram.", afirmou.

Quando questionado sobre as similaridades entre os dois países, o rei da Angola, destacou o bom humor, a gastronomia e a dança.

“Realmente há bastante tempo nós ouvíamos dizer que Angola e Brasil são irmãos. Hoje estamos vendo que a amizade, a alegria, a boa recepção que nós encontramos aqui no Brasil é realmente aquilo que os nossos mais velhos sempre diziam. E uma outra coisa é com relação a gastronomia. Aqui nós encontramos produtos iguais aos que tem na Angola, mas aqui a criatividade na gastronomia é diferente. E muito boa. Vamos também levar alguma coisa daqui para lá. E vemos as danças praticadas aqui, a capoeira, o samba e outras, são muitas semelhanças, em várias áreas.", destacou.

Rei de Angola visita Univali_1.11.2023_.jpg
Foto: Dales Hoeckesfeld
#ParaTodosVerem: Fotografia mostra o rei sentado na cabeceira de uma mesa posta. Um grupo de homens está sentado nos dois lados do móvel de vidro. Ao fundo tem uma vidraça onde é possível ver a vegetação.

O diretor de Assuntos Institucionais da Univali, professor Luis Carlos Martins, afirmou que foi um privilégio para a Universidade receber o monarca, que representa o maior grupo étnico no país. “Santa Catarina mantém laços culturais com a África, especialmente, com Angola. A visita do rei fortalece os vínculos e reafirma a intenção de se estabelecer em Itajaí a Casa dos Amigos de Angola. A Univali se sente honrada com a oportunidade de contribuir em projetos e ações, por meio de parcerias com Angola, o Município e a Associação."

Entre outros compromissos, a agenda do monarca também incluiu a participação no lançamento da Campanha Itajaí Sem Racismo, iniciativa do Município de Itajaí que visa divulgar e fortalecer a promoção da igualdade racial, durante o mês da Consciência Negra.