• Univali
  • Notícias
  • Mostra expõe fotografias feitas no Parque Indígena do Xingu

Mostra expõe fotografias feitas no Parque Indígena do Xingu

Exposição está aberta à visitação até o dia 24 de fevereiro, na Biblioteca Central de Itajaí


por Natália Uriarte Vieira | 17/02/2017

Mostra expõe fotografias feitas no Parque Indígena do Xingu

Exposição está aberta à visitação até o dia 24 de fevereiro, na Biblioteca Central de Itajaí
por Natália Uriarte Vieira

Itajaí – A exposição “Naruvotu: De volta a origem” está aberta à visitação na Biblioteca Central Comunitária da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Campus Itajaí. As fotografias da mostra foram produzidas em uma expedição para o Parque Indígena do Xingu, no Mato Grosso, e resultaram no Trabalho de Iniciação Científica (TIC) de Fotografia do autor, Leonardo Henrique.

2017-02-17- Exposição NARUVOTU3.png

O material foi captado nas aldeias Tangurinho e Kuluene, localizadas no município de Canarana (MT), na fronteira ao sul do Parque Indígena do Xingu, em abril de 2015. A mostra é uma síntese das 1.400 fotos realizadas durante a expedição, que permitiu que o autor colocasse em prática, de forma livre, aprendizados de linguagem, plástica e técnicas desenvolvidas durante a graduação.

 
O trabalho foi orientado pelo professor Ricardo M. Gallarza, do curso de Fotografia da Univali. A iniciativa teve como objetivo a reflexão sobre os direitos dos povos indígenas do Brasil com relação a demarcações de terras, direito de imagem, realidade e cotidiano.

“Foi um dos trabalhos mais desafiadores que tive o privilégio de participar, desde o planejamento logístico até a captação das imagens. O processo contou com muita experimentação para a solução de algumas das fotografias que, por meio desta exposição, tenho o maior prazer e orgulho de compartilhar”, comenta o artista.

A mostra já foi exposta na Biblioteca da Univali em abril de 2016. Agora, retorna e segue aberta para visitação até o dia 24 de fevereiro (sexta-feira), no Hall da Biblioteca Central Comunitária da Univali, Campus Itajaí.

Serviço

O que: Exposição “Naruvotu: De volta a origem”

Quando: Até 24 de fevereiro (sexta-feira)

Onde: Hall da Biblioteca Central Comunitária da Univali, Campus Itajaí

Entrada gratuita

Mais informações: (47) 3341-7580, na Seção de Arte e Cultura da Univali.

 
  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade