Mostra da artista Nara Guichon estreia nesta quarta, 24, em Itajaí

Exposição contará com oficina de ecoprint e plantio de mudas na Univali, veja como participar

por Carina Carboni | 19/04/2024

Chega a Itajaí nesta quarta, 24, a mostra “Os arquipélagos de Nara Guichon". A exposição apresenta ao público obras têxteis construídas a partir da ressignificação de objetos descartados, feitos a partir de itens como redes de pesca, sobras de tecidos da indústria têxtil e peças do vestuário. Até 22 de maio, a comunidade poderá prestigiar os trabalhos da artista e ambientalista Nara Guichon, que serão exibidos na Galeria de Arte da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

A abertura oficial da exposição acontece às 18h. Em seguida, os expectadores terão a oportunidade de participar de uma roda de conversa com a autora dos trabalhos. Além disso, a programação contempla uma atividade de plantio de mudas no dia 23 de abril, às 16h30, e uma oficina de ecoprint (técnica de estamparia que faz uso de plantas), que vai acontecer no dia 24, das 9h às 11h.

Univali recebe mostra de Nara Ghichon_19.4.2024.jpgFoto:Renata Gordo  #ParaTodosVerem: Fotografia mostra a mãos de uma pessoa estendendo um rolo de tecido contendo restos de vegetais.

Todas as atividades, realizadas na Univali, são gratuitas e chegam à comunidade por intermédio de recursos da Lei Paulo Gustavo – LPG (edital LPG SC/2023).

Saiba mais

As obras presentes na mostra “Os arquipélagos de Nara Guichon" foram selecionadas pela crítica e historiadora da arte, Paula Ramos, que é professora do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A visitação do público acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e 13h30 às 21h, na Galeria de Arte Univali, situada em espaço anexo à reitoria, no campus Itajaí.

Univali recebe mostra de Nara Ghichon_19.4.2024___.jpg
Arte: Arte gráfica contém informações escritas sobre a exposição e as atividades complementares. Imagem é ilustrada por obra feita de redes de pesca.

Durante a abertura da exposição na Univali, a artista Nara e a curadora Paula farão uma conversa sobre o projeto, processo criativo da artista e sua relevância no contexto contemporâneo. Na oportunidade, também será exibido o vídeo, em formato de documentário produzido por Renata Gordo, que demonstra as várias etapas relacionadas ao processo ecológico e artístico de Nara.

Vale citar que esta mostra já percorreu as cidades de Laguna, Blumenau e Chapecó, na ocasião, com atividades financiadas pelo Prêmio Elisabete Anderle (2021).

Atividades complementares

No dia 24 pela manhã, Nara ministrará a oficina de ecoprint em papel, também conhecida como impressão botânica. A proposta é fazer poesia em papel ao imprimir texturas e cores da natureza utilizando um método simples, limpo e ecológico, fazendo uso de folhas, flores, raízes e cascas de plantas.

A atividade oferece 20 vagas, que serão preenchidas por ordem de inscrição. Para participar, os interessados precisam enviar nome completo e telefone para o e-mail galeriadearte@univali.br.

Já a atividade de plantio de mudas de árvores será realizada, às 16h30, no campus da Univali. O local do plantio será divulgado pela Galeria de Arte nos próximos dias, não sendo necessária inscrição prévia para participar.

Univali recebe mostra de Nara Ghichon_19.4.2024_.jpgFoto: Renata Gordo #ParaTodosVerem: Fotografia mostra uma mulher de cabelos grisalhos sorrindo.

Sobre a artista

Nara Guichon é artista visual e desenvolve um trabalho utilizando elementos vegetais e minerais em formas têxteis, em processos tradicionais que são a sua marca. Com reconhecimento nacional e internacional, sua obra foi digna do Prêmio Aldir Blanc, conferido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), dentre muitos outros.

Nara mora no Sul da Ilha de Santa Catarina, área conhecida pela atividade pesqueira tradicional. Em 1998, ao ver o lixo que chegava à praia e as centenas de redes de pesca de poliamida abandonadas como entulho, junto ao mar, a artista resolveu se apropriar desses materiais e oferecer-lhe novos usos.

Mais informações: com a curadora das exposições das Galerias de Arte Univali, professora Ane Fernandes - (47) 3341-7869 ou ainda pelo perfil da Galeria de Arte Univali no Instagram: @galeriadearteunivali.​