Estudo sobre uso de aprendizado de máquina para previsão de crises epiléticas é indexado por base dos EUA

Pesquisa é capitaneada, no Brasil, por Alejandro Rafael Garcia Ramírez, professor e pesquisador da Univali

por Wagner José Mezoni | 27/06/2022

Itajaí - O estudo de uma abordagem baseada na aprendizagem de máquina para a previsão de crises epiléticas usando sinais eletroencefalográficos foi indexado na PubMed, uma base de dados oferecida pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos​ com mais de 34 milhões de citações e resumos de literatura biomédica.

​​​

A pesquisa é coordenada, de forma conjunta, pelo professor e pesquisador da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Alejandro Rafael Garcia Ramírez, e Abiel Roche-Lima, diretor do Departamento de Serviços de Informática Integrados da Universidade de Porto Rico.

Ela é fruto da parceria de pesquisadores dos cursos de Engenharia da Computação e do Mestrado em Computação Aplicada da Univali e do Centro de Pesquisa Colaborativa em Disparidades em Saúde da Universidade de Porto Rico.

O levantamento tem como base o estudo “Contribuições no estudo e reabilitação da afasia: Desenvolvimento de soluções de comunicação suplementar e alternativa para pessoas com distúrbios de comunicação”, que é financiado com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), por meio do Programa de apoio a Núcleos Emergentes (Pronem)​, e pelo Instituto Nacional de Saúde de Minorias e Disparidades de Saúde, do Instituto Nacional de Sa​úde do Governo dos Estados Unidos.

O artigo publicado destaca o desenvolvimento de uma abordagem baseada em aprendizado de máquina para prever crises epilépticas usando eletroencefalografia não invasiva (EEG). A iniciativa é inédita entre as instituições envolvidas e pode ser conferida clicando aqui​.

Outras inform​​​ações: (48) 3247-8233/99102-9107, com Alejandro Rafael Garcia Ramirez, professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada da Univali.​